Meio Bit » Baú » Miscelâneas » O LHC e o fim-do-mundo da ciência no Brasil

O LHC e o fim-do-mundo da ciência no Brasil

12/09/2008 às 14:20

Cada vez que alguma pesquisa científica cai no domínio público, sejam células-tronco, clonagem, resequenciamento de DNA, fusão nuclear ou o LHC, é sempre a mesma histeria. Parecemos os macacos de 2001 diante do monolito. Os que fogem assustados, claro. Tudo vai destruir o mundo, tudo é ruim, tudo é perigoso, cientistas são gênios arrogantes e querem nos exterminar. Sério, parece que o mundo da Idade Média era maravilhoso, dado o medo de tecnologia que a humanidade apresenta hoje.

Por isso a mídia só publica histórias sensacionalistas. Posts como este do Universo Físico mostrando o que É um momento histórico, a ativação do Large Hadron Collider, não chamam atenção. Nada explode, ninguém morre, a Humanidade não é colocada em risco. Divulgação científica desde a morte do Carl Sagan e desde que Stephen Hawking deixou de ser moda e passou a rickrollar todo mundo, não é mais assunto.

É uma vergonha. Não é com ignorância, superstição e medo de ciência e tecnologia que a Humanidade vai continuar evoluindo. Temos que estimular a curiosidade das crianças, mostrar que o Universo é maravilhosamente divertido, e que ao contrário de outros, no Templo da Ciência você pode e DEVE perguntar "como isso funciona?".

O que me leva ao momento-revolta de hoje. Graças a um leitor de meus blogs, o Stephen Dedalus (que se não é pseudônimo é um pucta nome!) descobri que um grupo de físicos brasileiros envolvidos com o LHC trabalham em uma iniciativa do Projeto SPRACE, a "Um Cartaz em Cada Escola". Eles imprimiram 50.000 cartazes com informações sobre as estruturas fundamentais do Universo, perguntas não-respondidas, escalas cósmicas, etc. Junto criaram um fórum de discussão onde professores, alunos e cientistas podem interagir.

cartaz

Eles enviaram cartas aos diretores bem como duas cópias do cartaz para TODAS as escolas de Ensino Médio do Brasil. Quem quiser, o cartaz está disponível para download.

Como assim um projeto que abrange TODAS as escolas de Ensino Médio do Brasil passa completamente ao largo da mídia? Será que se fosse um cartaz do Núcleo Espiritual Nova-Era Irmão Cardoso alertando sobre o buraco negro que nos sugaria para o Inferno (que nem no Horizonte de Eventos, aquele filme ruim) a mídia deixaria de publicar? Duvido. Iriam me chamar até pro Fantástico, onde animações 3D assustariam os espectadores.

Por isso o MeioBIt se orgulha de divulgar as boas iniciativas científicas, ignorar solenemente os ataques histéricos de gente que não entende conceitos científicos básicos e rir de referências bem-humoradas, como a melhor charge sobre o LHC, no Brontossauros em meu jardim.

PS: uma recomendação: Lablogatórios, uma excelente rede brasileira de blogs sobre ciência.

relacionados


Comentários