Meio Bit » Baú » Demais assuntos » Google quer mais do que a Terra

Google quer mais do que a Terra

08/09/2008 às 23:35

dori_ge_08.09.08 Se você é uma daquelas pessoas que acha que o Google irá dominar o planeta, me desculpe, mas isso não passa de ingenuidade da sua parte. Pelo jeito a meta da empresa é "ao infinito e além".

No último sábado, a GeoEye lançou na base da Força Aérea de Vandenberg, na Califórnia, um foguete levando a mais avançada câmera fotográfica instalada em um satélite comercial. Reparem na logo presente no corpo do Delta 2.

A parceria foi feita entre a lançadora do foguete, o Departamento de Defesa Norte-Americano e a Google, e garante a este último o uso exclusivo das imagens captadas pelo satélite. Além da publicidade, a vantagem para a gigante dos sites de buscas é que anteriormente a resolução máxima era de 1m. Com o GeoEye-1, essa resolução passará a ser de 50cm. É importante dizer que essa precisão seria para imagens em preto e branco; para imagens coloridas, a precisão é de 1,65m.

A expectativa é que o Google Earth comece a exibir imagens com maior resolução dentro de três ou quatro meses e mesmo parecendo muito tempo, vale lembrar que só para calibrar a lente do satélite a GeoEye deverá levar entre 30 e 45 dias.

Com um custo estimado de US$ 502 milhões, sendo que parte foi financiado pelo próprio governo, não se sabe ao certo quanto o Google teria investido na brincadeira, nem como a empresa espera recuperar este investimento, mas o fato é que mais uma vez o nome do Google circula pela internet e se tem uma coisa que a empresa de Mointain View sabe fazer, é chamar a atenção.

Após o break você confere um vídeo mostrando o lançamento.

[via Ars Technica]

relacionados


Comentários