Meio Bit » Baú » Meio Bit » Livro: "A Vida Secreta dos Grandes Autores"

Livro: "A Vida Secreta dos Grandes Autores"

07/09/2008 às 23:37

O frase na capa resume bem o conteúdo da obra: "O que os professores nunca contaram sobre os famosos romancistas, poetas e dramaturgos". Infelizmente, com nosso "ótimo" sistema de ensino, não são muitos os alunos que chegam a ouvir histórias assim.avidasecreta Ou qualquer tipo de história.

"A Vida Secreta dos Grandes Autores" (ISBN 978-85-00-02353-8, 312 páginas, Ediouro, R$ 49,90), de Robert Schnakenberg não traz revelações bombásticas nunca antes escritas, mas uma enorme coleção de detalhes e pequenas passagens, que o tornam uma leitura muito agradável e, por vezes, até didática, no melhor estilo almanaque. Vocês conseguem imaginar um bando de fãs abrindo a cova do... digamos... do Cardoso, só para se deparar com um corpo em "ótimo estado de conservação", depois de 114 anos de sua morte? Pois aconteceu com Lord Byron, o famoso poeta inglês, em 1938.

Um caso mais recente, mas não menos interessante, aconteceu com J. R. R. Tolkien, autor da obra de ficção mais vendida na história da humanidade: "O Senhor do Anéis". Seus livros só foram publicados na Alemanha depois da Segunda Guerra e o motivo não poderia ser mais curioso: em 1937, quando uma editora local se interessou pela trilogia, um oficial do Terceiro Reich ligou para o autor, perguntando se ele era descendente de arianos. A resposta "Só posso presumir que o senhor esteja me perguntando se sou judeu. Lamento dizer que não tenho ancestrais pertencentes a esse povo tão bem dotado." foi o suficiente para colocá-lo na "lista negra" do partido Nazista.

São, ao todo, 34 autores e todos eles da língua inglesa, infelizmente... afinal, temos "material humano" de sobra para uma boa coletânea de "causos". Esta edição, nacional, tem ilustrações impagáveis de Allan Sieber, o que só contribui para o estilo casual e divertido do livro.

Como é de praxe, tenho um exemplar para sorteio. Já que ainda não encontrei uma forma mais "justa", será um sorteio simples, basta escrever "Eu quero!" nos comentários. Lembrando: apenas um comentário por leitor. Boa sorte, pessoal!

Atualização: lembrando que o resultado será dado aqui mesmo, nos comentários, dia 10.

relacionados


Comentários