Meio Bit » Baú » Indústria » Traição ou apenas negócios?

Traição ou apenas negócios?

04/09/2008 às 22:50

Quando eu soube que a Google iria mesmo lançar um navegador, uma coisa me encucou. É sabido que a empresa de Montain View apoiava o Firefox, tendo inclusive um contrato que garantia que o navegador da raposa tivesse como sistema de busca padrão o Google e também não é difícil perceber que com o lançamento de um software concorrente, eles iriam acabar virando as costas para a turma do Mozilla. Como o pessoal da Google não é boba, eles renovaram recentemente este contrato de "parceria" até 2011 e agora o pessoal do Firefox terá que engolir a Google em seu navegador.

Eis então que o CEO da Mozilla resolveu dizer o que pensa do assunto e apesar de ter sido bastante político em suas declarações, senti uma ponta de ressentimento em suas palavras, veja só:

"Para nós não foi uma grande surpresa o Google estar trabalhando em algo nesta área - o negócio deles é a web, e eles possuem uma clara opinião de como as coisas devem ser e possuem também pessoas inteligentes pensando em como fazer com que as coisas sejam melhores. Ele [o Chrome] será um navegador otimizado para aquilo que eles acham importante e será interessante vermos como ele evoluirá."

John Lily acredita ainda que o Chrome irá terá um impacto competitivo no Firefox e que "mais do que qualquer coisa, agora os usuários podem escolher mais um interessante navegador." Ele encerra dizendo que não sabe qual rumo a parceria entre as empresas tomará e volta a dizer que será interessante ver como tudo se desenrolará.

É óbvio que num mundo como o nosso, é mais do que natural que cada empresa busque seu espaço e mais importante ainda que obtenha lucro, mas continuo com aquela sensação de que o Google praticamente (ênfase para o praticamente) apunhalou o pessoal do Mozilla.

[via TG Daily]

relacionados


Comentários