Meio Bit » Arquivo » Internet » Google Chrome é lançado

Google Chrome é lançado

15 anos e meio atrás

Agora ele já não é mais um projeto. O Google acaba de lançar o seu navegador, o Chrome. Depois de muita especulação, muita enrolação, a empresa de Mountain View dá o primeiro passo no mercado de navegadores e agora tanto o Internet Explorer quanto o Firefox ganham um concorrente de respeito.

Após a sua instalação é fácil notarmos a semelhança com o Firefox. Desde o uso de abas até a facilidade de se importar favoritos e configurações do navegador da raposa. O Chrome possui um design bem simples e que deverá agradar principalmente àqueles que não estão muito familiarizados com computadores, porém, o maior destaque do navegador talvez seja em relação a velocidade e o baixo consumo de memória. É impressionante vermos uma página ser aberta no Chrome e ele ainda fornece uma opção chamada de "Estatísticas para Nerds" onde podemos ver quanto de memória está sendo gasta.

dori_chrome_02.09.08 

Para os web designers, a equipe do Chrome garante que ele foi desenvolvido para facilitar a vida desses profissionais. Um exemplo que eles dão é que se o site abriu normalmente no Safari 3.1, ele deverá funcionar perfeitamente no Chrome. Algo que me chamou a atenção são algumas ferramentas de depuração embutidas no navegador, para usá-las, basta clicar com o botão direito em alguma página e escolher a opção "Inspecionar Elementos". Nela podemos ver por exemplo o código de cada parte do site através de um visualizador que muda de cor conforme passamos o mouse em algumas partes do código.

O Chrome ainda permite que sejam exibidas na página inicial os últimos sites acessados, que se navegue em sites sem que eles sejam salvos no histórico, emite um aviso sonoro quando você estiver em um site suspeito de phishing e como as abas funcionam independentemente umas das outras, se alguma falha ocorrer, as outras não deverão ser afetadas.

É importante dizer ainda que o navegador possui seu código aberto, ou seja, se tudo correr da forma como o Google imagina, estamos vendo o nascimento de um "novo Linux", onde as pessoas poderão adaptar seu navegador da forma que ache mais adequada.

dori_chrome2_02.09.08

O navegador teve um tempo de desenvolvimento de dois anos e mesmo estando em estágio beta (típico do Google) parece muito bem acabado, só pelo tanto que foi comentado na web nos últimos dias sobre o Chrome, não é difícil de imaginar que ele fará sucesso. No geral, acho que quem deve perder mais terreno para ele será o produto da Mozilla, já que acho difícil aqueles que não largaram o IE até agora migrarem pro navegador do Google.

relacionados


Comentários