Meio Bit » Arquivos » Indústria » Os MP3 players há dez anos

Os MP3 players há dez anos

01/09/2008 às 15:01

Quando você pensa em MP3 player, o que lhe vem a cabeça? Provavelmente você deve ter pensado no Zune, no Creative, no iPod e até nos Foston da vida, mas se eu te perguntar como isso tudo começou, você se lembra?

Atualmente, o formato MP3 pode ser reproduzido nativamente numa infinidade de aparelhos, indo desde videogames (Xbox 360, PS3, Nintendo DS, PSP, etc) até sons para carro, passando ainda por rádios, celulares e aparelhos de DVD, mas há dez anos atrás isso era apenas sonho.

Naquela época, ouvir suas músicas fora de casa era algo limitado praticamente aos tocadores de fita k7 e pensar em ter um MP3 player era algo quase impraticável. Talvez nem tanto pelo valor, mas por não existir ainda "a moda" desses tocadores. Neste quesito, podemos dizer que que o iPod foi um divisor de água.

Na pré-história da música digital, dois tocadores chamavam a atenção, o MPMan F10, fabricado pela Eiger Labs e considerado o primeiro MP3 player do mercado e o Diamond Rio, o primeiro a "popularizar" esses aparelhos. Me lembro como eu babava nas propagandas do Rio em revistas da época e como deseja ter um desses tocadores.

O detalhe é que esses aparelhos tinham a incrível capacidade de 32MB de armazenamento. Como as coisas evoluem, não? Hoje temos iPods capazes de armazenar 160GB, "apenas" mais de dez vezes a capacidade de armazenamento da maioria dos HDs dos computadores da época. Vale lembrar também que todo este imenso espaço era usado para colocarmos as músicas que eram baixadas usando-se um programinha chamado Napster e quando se tinha sorte, usando um modem de 56k 🙂

dori_mp3_01.09.08

[via Team Teabag]

relacionados


Comentários