Meio Bit » Arquivo » Miscelâneas » A melhor visão do mundo

A melhor visão do mundo

15 anos e meio atrás

A Agência Espacial Norte-Americana mostrou ontem que teme o gigante Russo. Após descobrir que o cosmonauta Oleg Kononenko teria usado a Estação Espacial Internacional para tirar fotos da região da Ossetia do Sul após o conflito que matou dezenas de pessoas, a Nasa preferiu fazer vista grossa para não causar um confronto. Para a tarefa, Kononenko utilizou uma máquina equipada com uma lente de 800mm e uma câmera de vídeo.

O grande problema é que em janeiro de 1998 foi assinado um acordo entre ambos os países que proíbe o uso da ISS para fins militares e, para tentar livrar a sua barra, a Roscosmos alegou que as fotos foram tiradas com a intenção de apoiar atividades humanitária na região, incluindo os graves problemas de distribuição de água. O fato é que esteja a Rússia sendo sincera ou não, a Nasa preferiu acreditar nessa versão.

É importante dizer que os americanos dependem da Soyuz para um caso de emergência onde seja necessário remover os tripulantes da ISS, por outro lado, grande parte da eletricidade utilizada na estação é fornecida pelos Estados Unidos, sem falar nos equipamentos. Teria sido a atitude da Nasa então meramente política? Posso até estar errado, mas isso é mesmo sinal dos tempos. Se o fato tivesse ocorrido há alguns anos, acho que ele já seria motivo mais do que suficiente para tanto o exército quanto povo americanos estarem em polvorosa e os mísseis já começarem a ser apontados em direção ao leste europeu.

dori_bomb_26.08.08

[via Aviation Week]

relacionados


Comentários