Meio Bit » Arquivo » Miscelâneas » Até onde a interface nos influencia na escolha de um SO?

Até onde a interface nos influencia na escolha de um SO?

15 anos e meio atrás

Há alguns dias eu publiquei um texto aqui no Meio Bit falando sobre a intenção do pessoal da Canonical de criar um Ubuntu mais bonito que um Mac OS. Após refletir um pouco sobre o assunto, fiquei ainda mais em dúvida em relação à interface/layout dos sistemas operacionais. Fico me perguntando até onde ela pode nos influenciar na hora de optar por um deles.

Sei que é difícil, mas se deixarmos de lado toda a discussão sobre qual sistema é melhor para você, é possível que tomemos uma decisão apenas baseando-nos no seu visual? Indo mais precisamente para o lado do Linux, onde a maioria das distribuições são gratuitas e cabendo apenas ao usuário decidir qual delas escolher, alguém tomaria uma decisão apenas em cima da aparência dessa distro? É provável que os mais familiarizados com o pingüim digam que não, mas tente pensar como um usuário novo no assunto.

Pego por exemplo o meu caso. Eu não entendo quase nada de Linux e após um período de dúvida sobre qual distribuição instalar na minha máquina, acabei optando pelo openSUSE. Não porque a considero melhor, mais robusta ou de aprendizado mais fácil, mas sim por ter a achado a mais bonita e porque nunca consegui gostar do visual marrom-cocô do Ubuntu. Sei que escolher um sistema operacional apenas pela sua aparência pode parecer algo equivocado, mas tenho a impressão que este fator pese sim para muitos usuários.

Outro exemplo que dou também é a infinidade de aplicativos capazes de mudar a aparência do Windows, eu mesmo utilizo no meu Windows XP o WindowBlinds.  Com ele eu consigo mudar totalmente o visual do meu sistema operacional, mesmo que para isso eu tenha que perder um pouco de desempenho.

Isso me leva a crer que os usuários em geral se sentem muito mais a vontade com um computador se o sistema operacional dele lhe agradar visualmente. Leve em consideração que muitos de nós passamos mais da metade do dia na frente de um monitor e se o que você estiver vendo for algo que lhe agrade, com certeza o processo será menos desgastante.

doriprata_desk_25.08
Meu Windows XP com cara de Vista

relacionados


Comentários