Meio Bit » Arquivo » Internet » Usabilidade Zero: emails de alerta cada vez mais inúteis

Usabilidade Zero: emails de alerta cada vez mais inúteis

16 anos atrás

Tudo começou com emails úteis, como por exemplo:
- "Há um novo comentário no post ____ que você assinou".... e dentro do email, o comentário em si.
- "Seu pedido ____ na ____ foi enviado"...e dentro os detalhes.

E por aí vai. Todos os emails contém (1) todos os detalhes necessários e (2) que não requerem nenhuma ação adicional minha.

Mas eis que recebo um email esses dias assim:

E no corpo do email, a mesma coisa, com um link para onde este "something" estava.

Recapitulando então:
- O Edney quis me avisar que ele compartilhou um vídeo (bom, por sinal)
- O Plaxo ao invés de passar a mensagem, me força a abrir uma página, logar com a minha senha para ver este "something".

Típico caso de um serviço cuja prioridade não é "conectar os usuários", e sim "gerar pageviews no site". Custa incluir no email que o Edney compartilhou um vídeo e o título do vídeo ? Com estas informações eu posso (1) apagar a mensagem imediatamente ou (2) ficar mais interessado no conteúdo, e ir para a URL. Usabilidade.

Por este motivo que eu nunca gostei dos avisos de email que o Drupal envia, e estou procurando soluções melhores para manter os nossos usuários em contato com o conteúdo que eles procuram.

Converso com várias pessoas que desenvolvem "serviços" (não é mais "site", isso é tao 1998...), e um estudo de usabilidade é fundamental, mesmo quando a usabilidade a ser avaliada não é do site em si, mas sim outras maneiras que o sistema usa para se comunicar com o usuário, como email, feeds RSS, widgets, o que for.

relacionados


Comentários