Meio Bit » Arquivo » Indústria » Biotecnologia: Empresa apresenta bactérias que excretam óleo diesel

Biotecnologia: Empresa apresenta bactérias que excretam óleo diesel

16 anos atrás

Usando uma bactéria muito comum e que faz parte da flora intestinal humana, a Escherichia coli foi geneticamente alterada. Depois de uma deliciosa refeição de restos alimentares, dejetos orgânicos ou qualquer outra fonte de matéria que possa ser consumida, eles excretam óleo diesel e água.

Com o preço do petróleo nas alturas e o etanol de milho fazendo com que o preço dos alimentos nos EUA e no restante do mundo suba consideravelmente, empresas buscam por alternativas. Usando uma bactéria comum, com cepas incapazes de causar infecção e DNA alterado para que depois de consumir o material orgânico, a "saída" seja um outro composto orgânico, que nesse caso é óleo diesel que só precisa ser filtrado e pode ser usado direto na bomba.

O maior problema seria escalar essa produção para produzir alguns milhões de litros, para fazer alguma diferença na matriz energética de um país como o Brasil. Mas imagine estações de tratamento de esgoto gerando óleo combustível, lixo orgânico gerando álcool ou óleo. Acredito que em algumas décadas, vamos olhar para trás e pensar: que loucos, nem sabiam o tesouro que tinham.

Fonte: DailyTech - Startup Has E. Coli Pooping Black Gold

relacionados


Comentários