Meio Bit » Arquivo » Fotografia » TV 3D entrará em teste em São Paulo

TV 3D entrará em teste em São Paulo

15 anos e meio atrás

A Telefônica em parceria com a TVA, empresa de TV a cabo da qual é acionista, pretende começar em São Paulo testes de um sistema de TV em três dimensões (3D) ainda esse ano. A empresa vai oferecer o serviço via IPTV (vídeo via internet direto no televisor) somente para os clientes da região dos Jardins, que possuem conexão de fibras ópticas. Os testes no Brasil devem começar antes da Espanha afirmou Raúl Ortega del Río, diretor da Telefónica Investigación y Desarrollo, empresa de pesquisa da operadora.

A empresa fez uma demonstração da TV 3D em um evento da Associação Brasileira de TV por Assinatura (ABTA) em São Paulo. Para desfrutar do tal serviço, o espectador precisa de um televisor especial (o modelo de 42 polegadas da Philips, usado na demonstração sai por 18 mil Euros no Brasil). Segundo Renato Secco, gerente da Philips: "Hoje, a tecnologia é mais voltada para aplicações corporativas. Em três ou quatro anos, deve se tornar mais acessível ao consumidor."

A idéia vem para acabar com a necessidade dos famosos óculos coloridos usados para transformar a imagem em 3 dimensões, a imagem é projetada um pouco diferente em cada olho, para criar a ilusão da tridimensionalidade. O aparelho conta com pequenas lentes sobre os pontos vermelhos, verdes ou azuis, que formam a imagem e fazem com que sejam criadas imagens tridimensionais para 9 ângulos diferentes de visão, se o espectador estiver entre dois ângulos por exemplo corre o risco de ver imagens duplicadas como os fantasmas que vemos na tv comum, problema esse que pode ser corrigido apenas movendo-se um pouco para o lado.

Resumo da história? Enquanto a maioria dos brasileiros mal consegue juntar dinheiro/coragem para comprar um televisor de alta definição que custa cerca de 4 mil Reais, quantos séculos irá demorar para esta tecnologia de 18 mil Euros pegar por aqui? 

[via Estadão]

relacionados


Comentários