Meio Bit » Arquivo » Miscelâneas » Shopping condenado a multa bilionária

Shopping condenado a multa bilionária

15 anos e meio atrás

O Stand Center, famoso Shopping de eletrônicos de São Paulo foi multado em R$ 7 bilhões referente à ação ganha pela ABES (associação Brasileira das Empresas de Software). A decisão ainda é passível de recurso mas segundo à Associação eles já pretendem ações similares a que fechou o shopping para outras localidades famosas pela venda de softwares piratas.

O cálculo da multa foi feito com base no valor de 103 amostras recolhidas no local, seu preço de mercado foi multiplicado três mil vezes e o valor total somado ao valor unitário dos 71 mil produtos apreendidos na ação. Os lojistas ainda estão sujeitos a uma multa diária de 2 mil reais caso sejam flagrados vendendo softwares piratas em outro local.

Além dos lojistas o dono do prédio que foi considerado é co-responsável e pagará multa igual.

Se mantida a indenização será dividida entre os 33 associados da ABES afetados pelas operações ilegais inicialmente, após a perícia dos 71 mil produtos outros fornecedores também deverão ser beneficiados. Dentre as marcas prejudicadas estão Microsot, McAfee e Adobe.

Segundo a ABES, o índice de pirataria de software no Brasil é de 59%, só em 2007 o setor deixou de faturar cerca de 1,6 bilhão de dólares. O Estado de São Paulo só no último ano deixo de arrecadar 737 milhões de reais devido à pirataria.´

Preocupação semelhante também é vista em países de primeiro mundo, como a França. Segundo a ALPA (Associação Contra a Pirataria Áudio Visual), entre novembro de 2007 e junho de 2008, foram rastreadas várias redes P2P e eles concluíram que o download de filmes representa 90% dos arquivos copiados, o que significaria 14 milhões de downloads. Eles afirmam que se a situação continuar como está, poderemos ver o fim de toda a indústria cinematográfica (ao menos, como ela é hoje). Eu é que não arrisco duvidar...

[via IDG Now]

relacionados


Comentários