Meio Bit » Baú » Segurança » Maior caso de roubo online dos EUA

Maior caso de roubo online dos EUA

06/08/2008 às 16:33

Segundo o site da BBC, o governo norte-americano acabou com um quadrilha que estava roubando números de cartões de crédito e débito. Ao todo, onze pessoas foram presas e elas são acusadas de terem roubado mais de 40 milhões de números, o que está sendo considerado o maior caso de roubo de identidade do país.

Os criminosos, sendo 3 americanos e o restante vindo da Europa oriental e China teriam invadindo o sistema de várias lojas importantes dos Estados Unidos para roubar as informações que seriam vendidas. O esquema foi feito utilizando brechas nas redes sem fios de vários bairros e segundo o Departamento de Justiça, o ato teria causado um prejuízo generalizado entre bancos, revendas e consumidores comuns.

Segundo Michael Mukasey, Procurador-Geral dos EUA, "Esse caso destaca nossa crescente vulnerabilidade em relação aos ladrões de informações." Para ele, "casos como este passam uma clara mensagem para aqueles que usam as redes de computadores para roubar informações e prejudicar as pessoas e empresas que respeitam as leis." Ele encerra dizendo que "Se você fizer, nós o rastrearemos em qualquer lugar do mundo que esteja, nós o prenderemos e você será enviado para a cadeia."

Estima-se que os EUA percam bilhões de dólares todos os anos devido a roubos pela internet e embora eu tenha percebido que quanto mais o tempo passa, mais as pessoas confiam em compras e pagamentos pela web, concordo com as palavras de Mukasey e acredito que ao menos um caso destes sirva para que tenhamos mais cuidados.

relacionados


Comentários