Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Olympus anuncia sistema Micro Quatro Terço

Olympus anuncia sistema Micro Quatro Terço

15 anos e meio atrás

micro quatro terços

 

Desde que comecei a escrever no Meio Bit venho recebendo uma enxurrada de e-mails com pedidos de orientação para compra de câmeras fotográficas. Estou meio atrasado nas respostas, mas peço paciência a todos que escreveram. Mas, citei esse fato porque estou notando um padrão nos pedidos (usem o nosso forum sobre fotografia digital !). A maioria das pessoas está saindo das câmeras compactas e querendo evoluir em equipamentos com maiores recursos e qualidade de imagem. Porém, não querem partir para as DSLR por conta do tamanho do equipamento. Seria mais ou menos como fundir o mundo da portabilidade das compactas com a qualidade e recursos das câmeras reflex. Claro que existe a categoria das prosumers, mas mesmo com essas a portabilidade não é uma qualidade. Porém, esse pequeno impasse pode estar sendo resolvido nesse momento.

A Olympus, juntamente com a Panasonic, esta desenvolvendo um novo sistema de câmera fotográfica denominada Micro Quatro Terços. A idéia é usar o sensor Quatro Terços das DSLR da Olympus, que possuí o tamanho de 18x13,5 mm, em uma câmera com lentes intercambiáveis, porém sem o sistema de espelho e o visor ótico. Nesse caso, vai se economizar muito espaço no corpo da câmera, deixando o equipamento muito mais compacto, pois a distância entre a lente e o sensor vai ser diminuída pela metade. Outro fator é que com a lente mais perto do sensor, ela poderá ser bem menor e manter a mesma distância focal. Estima-se que as lentes serão 6mm mais finas do que as atuais lentes Olympus. Um terceiro fator é que a lente vai ganhar mais dois pontos de contato com o corpo da câmera, tornando mais eficiente a troca de comandos entre elas. Para resolver o problema da visualização será utilizado o Live View ou o EVF, ou ambos.

Embora possa parecer um esquema meio esquisito, não podemos negar que é a coisa mais interessante que anunciaram esse ano dentro da indústria fotográfica. A coisa pode tanto ser revolucionária quanto um tiro no pé. O que se está planejando, na verdade, é uma câmera compacta com a possibilidade da troca de lentes e um sensor gigante. Não sei por que, mas não me sai da cabeça a antiga Sony R1. A idéia da câmera era fantástica, uma prosumer com sensor APS, mas o preço elevado fez o projeto morrer na praia. Para os usuários da Olympus que já estão arrancando os cabelos, é bom frisar que a empresa não vai abandonar sua linha tradicional de DSLRs, sendo que o sistema Micro Quatro Terços vai ser desenvolvido paralelamente.

Maiores detalhes não foram liberados pelas empresas. Certamente a munição está sendo guardada para setembro, durante a Photokina 2008. Muitas novidades ainda estão por vir.

Fonte: Dpreview

relacionados


Comentários