Meio Bit » Arquivo » Mobile » MeioBit em Buenos Aires - Versão Resumida

MeioBit em Buenos Aires - Versão Resumida

16 anos atrás

Como 2089 leitores acompanharam ao vivo e sem cores, dia 24, o MeioBit esteve em Buenos Aires a convite da Nokia para cobrir a apresentação de resultados do 2o Trimestre de 2008 e o lançamento dos últimos aparelhos da linha E da empresa no mercado latino-americano.

Depois de nos acomodar no hotel (não, não foi o Formule1) e uma simpática degustação de vinhos (nada  exagerado, tudo nacional) nos preparamos para o dia seguinte, onde foi pauleira. De cara uma apresentação do Vice-Presidente Senior para Business Mobility, David Petts, que está na empresa desde de 2005 e tem 16 anos de HP nas costas.

Acho que ele nem ficou triste de falar de vendas de 13.2 Bilhões de euros, aumento de 4% no ano, 119 milhões de Euros em vendas de softwares e serviços (aumento de 49% - mudança de foco, alguém?) margem operacional de 14,7% e fluxo de caixa de 1,5 bilhões de Euros.

Quanto ao mercado abocanhado, 40% do mercado mobile é da Nokia, um aumento em relação aos 38% da mesma época do ano passado.

 

eventonokia3

Davit Petts e seu fiel E71

 

Depois dos números, foi a vez de apresentar a visão da empresa do mercado mobile. Constataram algo que parece óbvio mas passou ao largo do pessoal do Blackberry por muito tempo: Ninguém trabalha o tempo todo. O mais ocupado executivo gosta de ouvir música, ver filmes e tirar fotos. Só que um telefone todo papagaiado, com fotos da Jessica Simpson no fundo, toque com a Melô do Jaspion e emails da conta [email protected] aparecendo na tela inicial pega mal se você é um executivo sério.

Com o conceito de perfis de uso dá pra mudar tudo com o toque de uma tecla, o que é excelente mesmo se você não for executivo. Que tal? Um telefone pra balada e um pra usar em casa e passar pra patroa a idéia de que você só pensa em trabalho. Tudo em um aparelho só.

Uma apresentação do IDC mostrou o resultado de uma pesquisa que mostrou que telefonia fixa já era. A telefonia móvel já representa 52% da receita na área, na América Latina. E grande parte disso são business. De 353 milhões de linhas móveis na América Latina, 61 milhões são corporativas, e só de emails corporativos  móveis no Brasil eram 1 milhão - dados de 2007.

A Romina Aducci, Diretora de Telecomunicações do IDC para a América Latina perguntou pros jornalistas e blogueiros presentes quem ali se sentia nu se saisse de casa sem o celular. Um monte de gente levantou a mão.

Dez anos atrás acho que a maioria ali nem teria celular. Ou a bateria já teria ido embora.

Fora a parte corporativa, consegui algumas informações suculentas. Vejamos:

 

iPhone

É um telefone para um público específico. A Nokia tem mais de 60 aparelhos no Portfólio (preciso confirmar mas acho que é isso) e atinge todos os públicos. Não foi sequer mencionado, exceto por jornalistas.

 

Symbian

Eu peço sua morte faz tempo. Ele é complicado de desenvolver e a interface é datada. Tenho medo da Nokia dar uma de HTC e criar uma skin safada como o Touch e dizer que é uma interface revolucionária. Mas a Nokia não me ouve. Não só a compra do Symbian pela empresa significa que eles têm grandes planos para ele, como é possível que tenhamos novidades inclusive na área de SDKs. A sorte é que o Symbian é o Caminho a Verdade a Luz e a Vida, e tenho que admitir está muito bonitinho no E71.

 

Maemo, N810, Android, QT e Ferramentas Open Source

No hablo su idioma, señor.

 

Touch

Vai ser um saco aturar os Appletards dizendo que a Nokia está imitando a Apple (afinal nunca ninguém fez telefones ou PDAs com Touch Screen) mas o mercado está pedindo, e ao contrário dos desenvolvedores do KDE, a Nokia escuta o que o consumidor está querendo e entrega. Não só haverá um Nokia com interface touch (codinome Tube) em breve "mais cedo do que imaginam" como serão vários aparelhos, para várias faixas de preço e usos.

 

Nokia Store

Já existem em outros lugares do mundo, mas na América Latina só há uma na Cidade do México. A de São Paulo será a segunda do continente. Não podem revelar onde nem quando, mas provavelmente chega logo depois da Apple Store. Mas não será como a da FNAC, uma Apple Store que não vende iPhone. FAIL!

 

E66 e E71

Um passarinho que falava alto demais deixou escapar que chegarão ao mercado brasileiro em 4 ou 5 semanas. A má notícia é que por eliminação parece que vão começar em regime de exclusividade com alguma operadora. Aguardem resenha mais detalhada

 

e71Segurança Máxima

Conversando com Sir David Petts (não acho que seja Sir, mas não seria chique?) ele contou que as ferramentas de encriptação de dados do E71 (e provavelmente do E66) são por hardware. O que dificulta bem mais a vida de quem tentar violar seus dados. Mas o que dificultaria mesmo não foi adotado pelas operadoras burras brasileiras. A Nokia tem ferramentas onde você pode sozinho via central de atendimento ou com auxílio de um atendente humano apagar completamente seu telefone, em caso de perda ou roubo. Dá pra eliminar dados específicos, ou mesmo zerar completamente, memória e cartão. Com UM comando remoto. Eu pagaria por esse tipo de recurso, cada vez que fui roubado.

 

Ainda há muito mais a falar, mas ainda estou convertendo os filmes, portanto é melhor começar a postar. Mas desde já ficam aqui os agradecimentos do MeioBit à Jô e a Dani, da área de comunicação da Nokia, ao Saulo, que entre um avião e outro faz o contato da empresa com os blogs e acompanhou de seu N95 nossa transmissão ao vivo, e à Nokia, que além de excelente anfitriã ainda agraciou os presentes com um E71 ou um E66 0KM, na verdade ainda protótipos.

Isso mesmo, galera. O MeioBit ganhou um liiiiinnnndo Nokia E71, super-exclusivo (blogs estrangeiros ganharam E66) que está sendo devidamente destrinchado aqui. Ainda é protótipo, o firmware é release candidate. Após a profunda análise o aparelho será sorteado entre os editores do MeioBit que estiveram presentes ao evento, como é nossa política.

Próximo Post, Safári Fotográfico.

 

Estatísticas do nosso Live Blogging até o dia de hoje, 28/7/08 - -00:50

Live Blog Statistics

Total Blog Page Hits: 4141
Total Unique Viewers: 2226
Avg. Unique Viewer Duration on Blog: 21 min.

Host Chat Messages: 184
Viewer Chat Messages Sent: 462
Viewer Chat Messages Published: 342

Replays Viewed: 604

relacionados


Comentários