Meio Bit » Arquivo » Indústria » Intel prepara lançamento de SoC

Intel prepara lançamento de SoC

16 anos atrás

Lembram quando comentei que a Intel estava de olho na próxima "vítima": a ARM?  Pois é... a empresa anunciou que vai entrar no mercado SoC (System on Chip).

SoCs são, basicamente, processadores com periféricos agregados no próprio chip. Por exemplo: vejam o Samsung S3C6400 que especularam ser o processador usado no novo iPhone.

S3C6400

Além do núcleo ("core") ARM11, ele tem um controlador de vídeo, controlador de memória, RTC (Real Time Clock), timers, DMAs, I2S, I2C... cada sigla dessas é um periférico, que nos PCs são implementados fora do processador. Nos SoCs, ficam dentro. Assim, o número de componentes externos cai dramaticamente, bem como o custo de produção das placas.

Uma outra característica desses chips é o consumo de potência que, geralmente, fica na casa de um dígito e é comum ver chips que gastam apenas 1W ou 2W. Para melhorar, há os modos de "baixo consumo", onde o valor pode cair para algumas dezenas de miliWatts.

É nesse mercado que a Intel está de olho. Há 15 projetos em andamento e 8 devem se concretizar logo, logo, segundo fonte do EETimes. Os chips teriam núcleos Pentium M ou Atom.

Uma possibilidade, levantada há meses, é de que a Intel vá licenciar os seus núcleos para outros fabricantes, como a ARM faz há anos com muito sucesso. Essa seria uma ótima estratégia, pois permitiria fabricantes menores lançarem produtos de nicho, pagando o valor da licença à empresa.

relacionados


Comentários