Meio Bit » Baú » Indústria » Intel prepara lançamento de SoC

Intel prepara lançamento de SoC

25/07/2008 às 16:44

Lembram quando comentei que a Intel estava de olho na próxima "vítima": a ARM? Pois é... a empresa anunciou que vai entrar no mercado SoC (System on Chip).

SoCs são, basicamente, processadores com periféricos agregados no próprio chip. Por exemplo: vejam o Samsung S3C6400 que especularam ser o processador usado no novo iPhone.

Além do núcleo ("core") ARM11, ele tem um controlador de vídeo, controlador de memória, RTC (Real Time Clock), timers, DMAs, I2S, I2C... cada sigla dessas é um periférico, que nos PCs são implementados fora do processador. Nos SoCs, ficam dentro. Assim, o número de componentes externos cai dramaticamente, bem como o custo de produção das placas.

Uma outra característica desses chips é o consumo de potência que, geralmente, fica na casa de um dígito e é comum ver chips que gastam apenas 1W ou 2W. Para melhorar, há os modos de "baixo consumo", onde o valor pode cair para algumas dezenas de miliWatts.

É nesse mercado que a Intel está de olho. Há 15 projetos em andamento e 8 devem se concretizar logo, logo, segundo fonte do EETimes. Os chips teriam núcleos Pentium M ou Atom.

Uma possibilidade, levantada há meses, é de que a Intel vá licenciar os seus núcleos para outros fabricantes, como a ARM faz há anos com muito sucesso. Essa seria uma ótima estratégia, pois permitiria fabricantes menores lançarem produtos de nicho, pagando o valor da licença à empresa.

relacionados


Comentários