Meio Bit » Baú » Internet » Tenha seu próprio fórum

Tenha seu próprio fórum

24/07/2008 às 13:29

Os fóruns são uma das melhores invenções da internet. Mesmo com muitos deles lotados de usuários que só sabem bagunçar o ambiente, esses serviços permitiram discussões democráticas e ajudaram vários donos de sites manter um contato mais direto com os leitores.

Como muitas pessoas desejam ter um fórum próprio mas não possuem conhecimento para criar um, foi criado o Lefora. A idéia é disponibilizar um serviço totalmente gratuito, onde o usuário consegue criar o fórum rapidamente, utilize um sub-domínio fornecido por eles e o hospede sem custo algum. É possível ainda fazer algumas modificações simples no layout.

Ao fuçar um pouco no Lefora, é possível ver o empenho que os desenvolvedores tiveram em tentar facilitar a vida de quem for criar um fórum. Os donos de blogs podem cadastrar o endereço de seu RSS e a cada texto publicado no blog, um novo tópico será criado. A mesma facilidade é encontrada ao tentar inserir um vídeo do Youtube ou foto hospedado no Flickr, basta colocar o link do arquivo e o sistema faz tudo praticamente sozinho. Há ainda a possibilidade de se usar widgets e assim como no WordPress, escolher a posição que eles deverão ser exibidos.

A conclusão que cheguei é que se você precisa de um fórum e não quer perder muito tempo em seu desenvolvimento e não quer gastar dinheiro, será difícil achar algo melhor que o Lefora. Mas se você não tem intenção ou não precisa colocar um serviço deste em seu site, ao menos dê uma olhada no projeto e veja como uma empresa pode fornecer um serviço de qualidade sem cobrar nada do usuário, sem falar que boa parte do site está em português.

relacionados


Comentários