Meio Bit » Baú » Internet » Extensão de conteúdo utilizando o Apture

Extensão de conteúdo utilizando o Apture

22/07/2008 às 11:21

Conheci hoje um serviço novo interessante chamado Apture. O que ele faz, basicamente, é facilitar a extensão de conteúdo de blogs/sites através de links interativos. Mas faz isso de uma forma simples, elegante e completa - pois permite a inserção de conteúdo em diversos formatos, incluindo vídeos, artigos da Wikipedia, fotos, mapas e arquivos, que são visualizados sem que o visitante tenha que deixar o site e sem a necessidade de copiar e colar códigos.

O serviço oferece soluções para três públicos diferentes. Para quem tem um blog, o site oferece plugins para diversas plataformas, tais como Blogger, TypePad, MovableType, WordPress, Drupal, entre outros.

O processo é simples: basta fazer o cadastro no site e, depois, cadastrar o(s) blog(s) em que o sistema irá funcionar. O Apture tenta identificar a plataforma usada e fornece o plugin correspondente (isso no caso do WordPress, que foi o que eu testei; para outras plataformas imagino que o processo seja o mesmo). Faz-se a instalação do plugin e aí a edição é toda feita através do próprio blog (e não da interface administrativa).

Na prática, basta selecionar uma palavra-chave no blog para que o Apture sugira conteúdo relacionado a ela (vídeos, imagens, textos, etc). O interessante é que um único link pode conter diferentes tipos de conteúdo. Uma vez selecionadas as referências, é criado o link no post . Para visualizar o conteúdo relacionado ao link, é só passar o mouse sobre ele. Fica mais fácil de entender através do vídeo com o tour do produto:

Como mostra também o vídeo, todo este conteúdo pode ser também colocado entre parágrafos, facilitando sua inclusão no post.
Por fim, cada blog pode habilitar opções restringindo privilégios de edição a um ou mais editores ou até mesmo a visitantes (embora isso não me pareça exatamente uma boa idéia!). Mas em blogs com vários editores, o Apture facilita através desta funcionalidade a inserção colaborativa de conteúdo.
O painel administrativo do Apture lista todos os links inseridos, que podem ser editados ou deletados.
Resumindo, é um serviço interessante que agrega valor a qualquer blog. Vale o teste.

relacionados


Comentários