Meio Bit » Baú » Panasonic Lumix DMC-FZ28

Panasonic Lumix DMC-FZ28

22/07/2008 às 1:45

A Panasonic acaba de colocar no mercado o seu novo modelo de ultrazoom. A Lumix DMC-FZ28 é a substituta da Lumix DMC-FZ18 e a primeira mudança que vemos é que a resolução saltou de 8 para 10 megapixels. Infelizmente o sensor continua do mesmo tamanho, os míseros 1/2,33 polegadas. Porém, a Panasonic garante que várias dos utilitários presentes no equipamento resolvem qualquer problema que possa ser causado pela relação megapixel x tamanho do sensor. Cabe aqui um pequeno lembrete. As ultrazooms, e isso de qualquer fabricante, claramente são câmeras feitas para uso em situações com muita iluminação. Então, utiliza-las com ISO acima de 400 é um convite para um mar de ruído. Embora a Panasonic entregue um equipamento robusto e com qualidade, a quantidade de ruído em suas imagens foi uma coisa que sempre me causou repulsa (mais ou menos o que a S5is da Canon está fazendo agora).

A DMC-FZ28 possuí 18x de zoom ótico, o que seria uma lente 27-486mm (equivalente no sistema 135mm). A lente, honrando uma parceria duradoura entre as duas empresas, é uma Leica DC VARIO-ELMARIT. Embora a distância focal seja assustadora, é possível elevar essa potência com o uso de lentes adaptadoras. Interessante também notar que o diafragma possuí uma abertura máxima de f/2,8 em wide e f/4,4 em tele, o que deve facilitar imagens capturadas em situações de pouca iluminação.

O processador interno, o Venus IV, permite um desempenho de grande qualidade e rapidez. Por conta da potência do processador, a câmera consegue realizar, no modo contínuo de disparo e na resolução máxima, 2,5 fotos por segundo em um total de 5 (JPEG Stantart) ou 3 (JPEG fine). Usando o modo High Speed Burst é possível realizar a marca de 13 fotos por segundo na definição de 2 megapixels. Claro que a quantidade de fotos em modo contínuo também depende da memória interna temporária (Buffer). Outra característica muito bacana da câmera é a capacidade de gravar vídeos em High-Definition com 1280x720 pixels e com 30 quadros por segundo. Adquirindo o cabo componente DMW-HDC2 (vendido separadamente) é possível executar os vídeos diretamente da câmera em uma TV de alta definição.

De resto, a câmera vem com o pacote básico e completo, como estabilizador de imagem, tela de LCD de 2,7 polegadas com 230.000 pontos, flash aprimorado para cobrir longas distâncias, e vários modos de cena automáticos, além do modo manual completo. Entre os modos de cena pré-programados, se mostram interessantes o modo Pin-Hole e Film Grain.

A Panasonic Lumix DMC-FZ28 vai estar disponível em agosto de 2008 nas cores prateada e preta. Seu preço estimado, na Europa, é de $ 329,99 euros.

relacionados


Comentários