Meio Bit » Baú » Fotografia » Lançamentos Samsung

Lançamentos Samsung

22/07/2008 às 1:39

Me lembro da primeira vez que peguei uma câmera da Samsung nas mãos. Me causou estranhamento por ver a marca ligada a diversos produtos eletrônicos em uma câmera fotográfica. Mais uma das revoluções causadas pela fotografia digital. Infelizmente, a qualidade da imagem gerada não era lá essas coisas. Muito ruído e aberrações cromáticas. A marca evoluiu lentamente e até dois anos atrás a falta de qualidade dos equipamentos ainda era bem sensível. Mas, ao que parece, o equilíbrio entre os fabricantes que se lançaram no mercado por conta da fotografia digital está atingindo um patamar aceitável. Esses dias eu até elogiei uma câmera da Sony, então o mundo ainda tem salvação.

Deixando as brincadeiras de lado, a Samsung acaba de anunciar cinco novos lançamentos de câmeras compactas. Os modelos assustam pela capacidade máxima de definição. As de menor definição ficam na casa dos 10 megapixels, mostrando que não existe limites para essa escalada. Foram divulgados apenas os dados técnicos e, como sempre, não temos exemplos das imagens geradas, o que nos daria uma margem de avaliação de qualidade do equipamento.

Veja abaixo as principais características dos modelos anunciados:

Samsung NV 100HD - A câmera chama a atenção por ter como resolução máxima espantosos 14.7 megapixels e a capacidade de gravar vídeos em alta resolução, com 720 linhas de definição. A câmera também é uma das poucas compactas a venda com uma grande angular de 28mm (equivalente no sistema 35mm). Outros pontos de destaque são a velocidade ISO que chega a 3200, a tecnologia Face detection e a estabilização de imagem na lente trabalhando em conjunto com um sistema interno chamado de Samsung's digital stabilization system.

Samsung NV9 - Essa é uma ultracompacta com 5x de zoom ótico e 10,2 megapixels de resolução máxima. Uma coisa interessante na câmera é a capacidade de reproduzir arquivos de mp3. Esse é a famosa convergência das mídias. A câmera possuí vários modos pré-programados de cena além de possibilidade de várias pequenas edições na imagem. Porém, o que me chamou a atenção foram os indicadores analógicos de capacidade da bateria e da memória, lembrando muito o painel de um carro.

Samsung L310W - Essa também se destaca pela grande definição entregue pelo sensor. A câmera possuí 13,6 megapixels de resolução máxima e também possuí a grande angular de 28mm. De resto ela se torna bem comum, com todos os modos automáticos de exposição sem nenhuma novidade.

Samsung S1070 - Câmera voltada para o público que está atrás de sua primeira câmera digital. Ela possuí 10,2 megapixels de resolução máxima e 4x de zoom ótico. O equipamento também apresenta um LCD de 2,7 polegadas e além do Face Detection ainda possuí mais 10 modos pré-programados de cena.

Samsung L201 - Modelo simples e sem nenhuma novidade que possuí 10,2 megapixels de resolução máxima. A única diferença é que ela pode ser encontrada, além das cores preta e prata, nas opções rosa, turquesa ou verde.

São câmeras compactas para quase todos os usos domésticos. O fato de não apresentarem muitas novidades tecnológicas pode significar que os fabricantes estão chegando ao limite das perfumarias (quem sabe agora eles se prendem a questão da qualidade) ou estão guardando suas cartas para a Photokina 2008.

relacionados


Comentários