Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Cinquenta Megapixels

Cinquenta Megapixels

16 anos atrás

H3DII50

 

Pode parecer exagero, mas a Hasselblad, uma das marcas mais tradicionais e respeitadas dentro da produção de câmeras de médio formato, acaba de anunciar o lançamento da H3DII-50, câmera digital de médio formato com incríveis 50 megapixels de resolução máxima. Levando em consideração que o modelo anterior, a H3D, tinha 31 megapixels, esse é um grande salto para a fotografia profissional.

Segundo a empresa, a câmera gera um arquivo de 300MB cujas vantagens são a possibilidade de efetuar cortes específicos na imagem, aumentando assim a possibilidade criativa, e a impressão em grandes formatos sem perda de qualidade ou necessidade de interpolação. Informações técnicas detalhadas sobre o novo equipamento ainda não foram liberadas, mas sabemos que a câmera possui velocidade ISO entre 50 e 400 e é compatível com toda linha de lentes da Hasselblad. Ao que parece, a estratégia da empresa é guardar todos os detalhes para a Photokina 2008, que acontece no mês de setembro.

Sensor Kodak

Porém, parte do sucesso desse novo empreendimento vai se dever ao novo sensor de médio formato criado pela Kodak, o KAF-50100. O novo sensor CCD tem o tamanho de 36 x 48mm e emprega uma nova tecnologia na confecção dos pixels. Segundo a Kodak essa nova arquitetura resulta em pixels de tamanhos menores, o que gera uma resposta mais rápida do equipamento, melhora a captura de cores e leva a um menor consumo de energia.

A Hasselblad H3DII-50 vai estar disponível ao consumidor em outubro de 2008 ao preço estimado de U$ 39.995,00.

relacionados


Comentários