Meio Bit » Arquivo » Indústria » Aumenta o número de DVDs copiados no primeiro mundo

Aumenta o número de DVDs copiados no primeiro mundo

16 anos atrás

A empresa de consultoria Futuresource divulgou o resultado de uma pesquisa que é no mínimo alarmante. Segundo os números mensurados, um terço dos entrevistados afirmaram ter copiado ao menos um DVD nos últimos seis meses. A maioria disse que faz suas cópias conectando um aparelho de DVD em um gravador ou mesmo usando algum programa de computador para realizar a tarefa.

dori_dvd_10.07.08 Foi descoberto ainda que cerca de 69% dos americanos e 49% dos ingleses fizeram cópias de DVDs recém lançados e adquiridos por eles mesmo e que cerca de 3/4 daqueles que copiaram algum filme/série alugado, acabaram posteriormente comprando alguns deles.

É interessante dizer que a cópia de DVDs que o usuário possui como forma de backup não é considerado crime, contudo, a prática não é bem vista pela indústria pois é difícil dizer quando a pessoa fez a cópia para uso próprio ou acabará emprestando/dando para um conhecido e neste caso, cabe ao proprietário do disco ter um pouco de bom senso e se valer da ética para não sair passando o backup para alguém.

Embora a realidade desses países seja bastante diferente da nossa, os números servem para mostrar que muitas vezes a pirataria não está atrelada ao preço do produto ou a qualidade de vida/cultura da pessoa. De toda forma, seria interessante ver uma pesquisa semelhante no Brasil, porém eu tenho até medo de pensar no resultado.

[via ars technica]

relacionados


Comentários