Meio Bit » Baú » Internet » Google Labs lança Lively

Google Labs lança Lively

10/07/2008 às 19:45

Um dos assuntos quentes do momento é o Lively, mundo de realidade virtual lançado pelo Google dia 8 de Julho. Criado por Niniane Wang, Gerente de Engenharia do Google (durante os famosos 20% de tempo livre que engenheiros do Google têm para desenvolver projetos paralelos), o Lively está ainda no Google Labs e, portanto, longe de ser um produto perfeito, mas com enorme potencial.

O Lively usa o conceito de salas criadas e customizadas pelos usuários, que podem ser inseridas em blogs, websites e redes sociais e visitadas por outros usuários. É um mundo virtual distribuído pela internet.

Para usar é preciso baixar um plug-in - para Firefox e Internet Explorer, somente Windows por enquanto - e ter ou criar uma conta no Google, mas todo o seu funcionamento é via browser. Após a instalação do plugin, cria-se então um avatar com várias opções de customização que servirá para interagir dentro das salas com outros participantes.

Além de criar e customizar seu avatar, usuários podem também criar suas próprias "salas" (que podem ser ambientes internos ou externos), partindo de templates. Estes ambientes podem ser também customizados com os ítens disponíveis e música de fundo e uma das funcionalidades interessantes é inserir imagens do Picasa e de outros serviços e vídeos do YouTube em televisões - o que ajuda na expressão da individualidade do criador de cada ambiente.

Cada uma das "salas" tem sua própria URL, mas pode também ser inserida em websites e blogs via widgets, tornando o Lively uma ferramenta social que vai se ajustar perfeitamente ao conceito do Friend Connect.

As interações entre os avatares se dão por texto, movimentos e expressões de emoção. Alguns textos específicos geram movimentos correspondentes (como um aceno ao digitar "hello"). Cada usuário pode ter uma lista de amigos, mas é provável que o Google vá suportar importação de contatos de outras redes sociais, como já faz com o Friend Connect.

O potencial social do Lively é enorme, bem como seu potencial de negócios. Ele é gratuito, mas a exemplo do Second Life, sabemos que as possibilidades de monetização de um projeto como este são várias.

Fique com o vídeo oficial, abaixo e teste o Lively cadastrando-se aqui.

relacionados


Comentários