Meio Bit » Arquivo » Games » Windows Vista SP1 vs XP SP3: Comparação de Performance em Games

Windows Vista SP1 vs XP SP3: Comparação de Performance em Games

16 anos atrás

O ExtremeTech fez uma ótima comparação entre o Windows Vista SP1 e o Windows XP SP3. Afinal de contas, quem tem PC gosta de jogar de vez em quando e a performance do Vista em games logo após o lançamento era abominável. A culpa eram os drivers ainda em estágios de desenvolvimento, fornecidos pela nVidia e ATI.

O Vista SP1 chegou assim como o XP SP3 e o Windows Seven só deve dar as caras em 2010. Tecnicamente, o Vista é superior ao XP, mas isso não quer dizer nada para quem joga, se o Crysis tiver uma queda de 10% de performance por causa do sistema operacional, isso pode significar conseguir jogar ou não.

O resultado foi interessante. Passados quase 18 meses após o lançamento, a performance entre o XP e o Vista em games de última geração, com equipamento novo e drivers atualizados é nula. Ao contrário do artigo da ExtremeTech, que declarou enfaticamente que as diferenças zeraram, não é bem assim. Há um leque enorme de jogos no mercado que podem não estar devidamente otimizados para rodar no Vista como os mais antigos, pré-DirectX 9.

Para o consumidor com equipamento novo, que vai rodar Crysis, Call of Duty 4, Bioshock, Mass Effect, as vantagens de performance do Windows XP foram de fato anuladas por atualizações, melhorias e correções. Isso é simplesmente fato. O problema maior é o de imagem. A Microsoft perdeu esse bonde por pura pressa. Mesmo com a decepção de um atraso, seria melhor ter aguardado mais alguns meses e lançado o SO com drivers mais maduros.

De qualquer forma, quem temia o upgrade por causa de performance em jogos modernos (DirectX 9 em diante) pode começar a considerar a mudança sem medo.

Fonte: ExtremeTech

relacionados


Comentários