Meio Bit » Arquivo » Indústria » Maior segurança no GMail contra emails falsos do PayPal e eBay

Maior segurança no GMail contra emails falsos do PayPal e eBay

16 anos atrás

Para combater mensagens fraudulentas, o GMail usa desde 2004 padrões de autenticação como DomainKeys e DomainKeys Identified Mail (DKIM). Estes métodos, no entanto, são apenas parcialmente eficazes, pois nem todas as mensagens que chegam ao GMail contêm a assinatura criptografada necessária para a autenticação. O resultado é que algumas mensagens passam e outras não. Se você usa GMail sabe disso.

Hoje o Google anunciou no blog oficial do GMail que deram um passo significativo no combate a este tipo de mensagem. Através de um trabalho desenvolvido entre eles, PayPal e eBay, todas as mensagens supostamente enviadas por estas empresas que não passarem no teste de autenticação serão rejeitadas (bloqueadas) e nem sequer aparecerão na pasta de spams.

Sabe-se que scammers tentando passar-se por estas empresas (PayPal e eBay) é algo muito freqüente; estas empresas são grandes alvos de fraudes online. E várias destas mensagens são muito bem elaboradas, representando um risco real a usuários que, não identificando a mensagem como falsa, acabam cedendo informações pessoais que vão parar em mãos erradas.

Vale notar que a novidade aqui é o bloqueio das mensagens - pois tanto Ebay quanto PayPal já assinavam suas mensagens digitalmente utilizando estes padrões e o GMail já os suportava. Mas este sistema de bloqueio agora elimina o risco do usuário sequer acabar abrindo uma destas mensagens e garante que qualquer mensagem do PayPal ou Ebay que entrar na caixa postal de um usuário do GMail é legítima.

Em tempo, o Yahoo Mail já vem oferecendo este mesmo bloqueio desde Outubro do ano passado.

relacionados


Comentários