Meio Bit » Baú » Fotografia » American Photo Editor's Choice 2008

American Photo Editor's Choice 2008

07/07/2008 às 15:35

Todo ano, os editores da revista American Photo se reúnem com mais uma penca de convidados e escolhem os melhores equipamentos fotográficos do ano anterior. Esse ano, essa lista está sendo publicada na edição de julho/agosto da revista. O American Photo Editor’s Choice 2008 foi bem abrangente e escolheu os melhores em categorias diversas como tripés e câmeras de celular. Veja abaixo as categorias mais importantes:

Câmeras DSLR de entrada:

- Canon EOS Rebel XSi

- Sony Alpha 350

- Panasonic Lumix DMC-L10

Esse ano não teve para ninguém. A Canon chegou e levou. A Rebel XSi é um grande equipamento e, com certeza, a melhor escolha para esse ano. Interessante notar que o segundo e terceiro lugares são para equipamentos de empresas que não possuem tradição na fotografia. Lembrando que ano passado o vencedor da categoria DSLR de Entrada foi a Sony Alpha 100. Se alguém me falasse isso alguns anos atrás, iria achar o indivíduo maluco.

Câmeras DSLR Avançadas

- Canon EOS 40D e Olympus E-3

- Pentax K20D

- Sony Alpha 700

Aqui a coisa já muda um pouco de figura. As empresas mais tradicionais foram responsáveis pelos melhores lançamentos, mas encontramos a Sony em terceiro lugar. Em minha opinião, as três câmeras que ficaram emboladas nas primeiras colocações são ótimas escolhas para evoluir na fotografia, mas ainda acho que a Olympus E-3 é um pouco superiora. Infelizmente, a empresa não tem suas DSLR difundidas no Brasil. São câmeras de grande qualidade, inclusive usadas na National Geographic, e com baixo preço.

DSLR Profissionais

- Nikon D3

- Mamiya 645AFD III

- Fujifilm IS Pro

Esse ano a Nikon D-3 levou o prêmio por finalmente inserir a empresa no ramo das DSLR Full-Frame, terminando assim com o reinado da Canon. Ano passado, a Nikon não ficou nem entre os finalistas. Notem que o segundo lugar é uma médio formato digital e que o terceiro é ocupado pelo modelo da Fuji que tem a capacidade de registrar fotos usando o espectro Infra-Vermelho. Ela foi projetada para fotografias artísticas e para o uso forense, já que o espectro infravermelho é melhor irradiado por materiais orgânicos.

Câmeras Compactas

- Samsung NV24

- Canon PowerShot G9

- Fujifilm FinePix F100fd

Mais uma categoria vencida por empresa sem tradição na fotografia. Isso demonstra que a diferença entre as empresas tradicionais e as de eletroeletrônicos que se aventuraram no mundo digital está diminuindo. Isso é bom para o consumidor que pode encontrar equipamentos de boa qualidade e com preços variáveis. A PowerShot G9 eu conheço e posso atestar sua qualidade, embora o modelo anterior tivesse uma imagem mais natural e menos plastificada. Culpa dos megapixels e dos programas de redução de ruído.

Câmeras Ultra Compactas

- Sony Cyber-shot DSC-T300

- Canon PowerShot SD950 IS

- Casio Exilim EX-S10

O próprio texto da American Photo destaca que os quesitos para escolha da melhor ultracompacta não foi a qualidade de imagem, mas sim a sua portabilidade. Eu acho isso justo. Quem compra uma câmera dessas está querendo um acessório como o celular para fotos descontraídas do dia a dia. Sempre lembrando que são modelos com baixa qualidade de imagem e com muito ruído em fotos com pouca iluminação. Ideal para abastecer os eu álbum do Orkut.

Câmeras de Celular

- Nokia N96

- Sony Ericsson C902

- Nokia N82

Bem, essa é uma categoria que não posso opinar muito. Primeiramente, odeio fotos de celular e devo ter tirado umas duas desde que comprei um celular com câmera. Mas, já tive um Nokia N96 em mãos e a qualidade das fotos é passável. Da para utilizar tranquilamente para colocar em trabalho escolar ou no Orkut.

Cabe lembrar que as escolhas foram efetuadas dentro dos critérios da revista. Fotógrafos amadores ou profissionais podem vir a discordar do que a revista escolheu, afinal de contas, preferência por equipamento é igual time de futebol ou religião. Tem que tomar cuidado para discutir. Mas, tenho certeza que qualquer dos equipamentos citados é uma boa escolha para fotógrafos iniciantes ou avançados.

relacionados


Comentários