Meio Bit » Arquivo » Indústria » Ask.com compra Lexico

Ask.com compra Lexico

16 anos atrás

Foi completada na última quinta-feira, 3 de Julho, a aquisição do Lexico Publishing Group (ao qual pertencem os sites-irmãos dictionary.com, thesaurus.com e reference.com) pelo Ask.com. Não foram divulgados os detalhes financeiros da transação, que já havia sido anunciada no dia 15 de Maio de 2008.

Segundo Jim Safka, CEO do Ask.com, esta aquisição automaticamente eleva a contagem de visitantes mensais do site para 145 milhões, o que significa um aumento de 11% nos visitantes únicos. Eles também pretendem aumentar os lucros com publicidade nos sites da Lexico (já bastante rentáveis, com crescimento na casa dos dois dígitos nos dois últimos anos, segundo Jim), utilizando-se do relacionamento entre Ask.com e Google.

Esta aquisição faz sentido também do ponto de vista estratégico, pois os sites da Lexico somam-se aos outros sites de referência que o Ask.com já opera.

O Ask.com é uma empresa subsidiária do IAC (InterActiveCorp) fundada em 1996 como Ask Jeeves (lembram-se?) e, na época, a tecnologia original era baseada na idéia de permitir buscas tanto em linguagem natural quanto em palavras-chave. Atualmente (desde 2001 quando adquiriram o Teoma e sua tecnologia de buscas) utilizam o algoritmo que chamam de ExpertRank.

Hoje o Ask.com tem 4,23% do mercado de buscas nos Estados Unidos, colocando-os em quarto lugar atrás da Microsoft (5,89%), Yahoo (19,95%) e Google (esmagadores 68,29%) - (fonte)

relacionados


Comentários