Meio Bit » Arquivo » Miscelâneas » O fim dos PCs?

O fim dos PCs?

16 anos atrás

Após ter esquecido de incluir o teletransporte na lista dos sonhos dos amantes de ficção científica, uma matéria publicada no Telegraph.co.uk diz que tal realização estaria mais próxima do que pensávamos e isso seria possível graças aos computadores quânticos, que acabariam com os PCs como conhecemos hoje.

Embora a produção dessas máquinas seja mais difícil do que os especialistas haviam pensando no início, algumas pessoas estão começando a rever suas previsões e espera-se que os primeiros computadores usando tal tecnologia comecem a aparecer nos próximos anos.

Segundo Anton Zeilinger, um físico da Universidade de Viena e um dos pais da computação quântica, "em no máximo 20 anos, esses computadores estarão sendo vistos diariamente nas mesas das pessoas."

Ao contrário dos pcs de hoje em dia, os computadores quânticos não usam chips de silício e sim o poder dos átomos para processar informações que levariam anos para serem feitas com máquinas normais. Acredita-se que o domínio de tal tecnologia seria algo tão revolucionário quanto a invenção dos transistores.

Não é difícil imaginar então como tal tecnologia poderia revolucionar a raça humana. Com computadores tão poderosos, vários dos nossos problemas poderiam ser resolvidos, como a busca pela cura do câncer e da Aids, o aperfeiçoamento da inteligência artificial, a proliferação dos replicantes, a invenção da Matrix e da Skynet... Bom, melhor parar por aqui.

relacionados


Comentários