Meio Bit » Arquivo » Internet » Linha do Tempo dos memes de Internet

Linha do Tempo dos memes de Internet

Se você não acompanha memes de Internet, YOU FAIL. O'RLY? Não sabe do que estou falando?

Sabe sim. Desde que a Internet é a Internet (para nós, mortais, mais ou menos 1994) os memes existem. São partículas de informação auto-perpetuantes, como vírus, que não acrescentam nada ao hospedeiro mas

16 anos atrás

Se você não acompanha memes de Internet, YOU FAIL. O'RLY? Não sabe do que estou falando?

Sabe sim. Desde que a Internet é a Internet (para nós, mortais, mais ou menos 1994) os memes existem. São partículas de informação auto-perpetuantes, como vírus, que não acrescentam nada ao hospedeiro mas usam recursos deste para se propagar. O conceito foi criado por Richard Dawkins, e se encaixou perfeitamente com o mundo online, embora os memes sejam bem mais antigos do que isso. Lembram daquelas cartas com correntes: "envie esta carta para cinco pessoas, do contrário seu cachorro vai morrer, sua avó fará um curso de strip, você pegará câncer de ovário (mesmo sendo homem) e o Stallman passará uma semana na sua casa"

Essas correntes em alguns casos têm quase 100 anos, são repassadas, levemente modificadas, mas como boa parte das lendas urbanas, seu DNA-Chave permanece.

Online isso é tudo muito mais rápido. Os memes se confundem com as modas, os 15 Minutos de Fama que Andy Warhol disse que todos teríamos no futuro foram reduzidos para 5 por pessoa. 8 se você for o gatinho do Firefox (aquele da moça de blusa laranja. Google por Firefox Kitty, você acha).

Este site aqui montou uma Linha do Tempo com todos os memes, ou pelo menos todos os relevantes que assolaram a Internet. Estão lá, do Numa-Numa ao Star Wars Kid, da Marmota Dramática ao Dancing Baby.

ScreenShot009

Vale tanto como perda de tempo como para ver o quanto (ou nada) evoluímos nessa última década e uns quebrados.

Fonte: Boa pergunta, não lembro onde achei.

relacionados


Comentários