Meio Bit » Baú » Software » Kurumin NG: primeiras impressões

Kurumin NG: primeiras impressões

20/06/2008 às 12:50

Sempre fui fã do trabalho do Morimoto (aquele mesmo), especialmente da sua "distribuição de um homem só": o Kurumin. Portanto, foi com uma enorme ansiedade que baixei a imagem da versão "NG 8.06", a primeira desde que o desenvolvimento ficou a cargo de Leandro Santos. Curiosamente, a página do projeto fala muito pouco da parte técnica, dos programas instalados e se resume, basicamente, a uma breve descrição e um link de download.

Baseado no Kubuntu, usando o KDE 3.5, era grande minha curiosidade. Como teria ficado o sistema que usei por anos e só abandonei recentemente, para ter uma enorme decepção com o Ubuntu 8? Quais seriam as novidades dos "Ícones Mágicos"?

À primeira vista, um visual limpo e moderno. O pinguim com cocar faz falta, mas o logotipo com as penas ficou muito bonito.

O menu é familiar, "diferente mas igual". Isso é ótimo para não assustar os usuários. Ícones Mágicos? Ícones Mágicos?

Não posso dizer que tenha ficado satisfeito... a falta das descrições... dos menus... da facilidade. É claro, é a primeira versão, eu sei...

Não é a mesma coisa...

O Leandro está de parabéns por ter tomado a frente do desenvolvimento e não deixar morrer uma distribuição com tanta história. É um projeto grande, dificílimo de manter sozinho, praticamente sem apoio. Mas é preciso colocar esforços naquilo que o diferenciava: a facilidade de instalação e configuração de programas e servidores. Do jeito que está, ficou meio... insossa. Sem sal, sem tempero.

Esperemos as próximas versões e que elas venham logo. Por enquanto, vou substituir um antigo Kurumin 7 que ainda restou por aqui e depois escrevo uma análise mais profunda.

relacionados


Comentários