Meio Bit » Baú » Software » Desenvolvedores ignorando o Windows Vista: que bobagem é essa?

Desenvolvedores ignorando o Windows Vista: que bobagem é essa?

18/06/2008 às 11:18

"Eu consigo provar qualquer coisa com estatística, exceto a verdade" (George Canning, Primeiro Ministro Britânico)

Segundo essa "notícia" de uma pesquisa da Evans Data Corporation, apenas 8% dos desenvolvedores estão criando software especificamente para o Windows Vista. E na reportagem lembram que o Linux está recebendo uma grande atenção dos desenvolvedores: 13% esse ano e 15,5% em 2009.

Enquanto isso, o Vista terá apenas 24% e o Windows XP 29% do esforço dos desenvolvedores, mesmo que o desenvolvimento de aplicativos para Vista esteja facilitado.

Mas há dois enormes problemas com essa pesquisa:

O primeiro é que a pesquisa fez a pergunta errada. Quem desenvolve aplicativos atualmente para Windows, usa a .Net Framework e fim de papo. Funciona tanto no XP ou no Vista. Os resto dos desenvolvedores estão sendo pagos por suas empresas para criar software para Windows usando o .Net ou criando aplicativos Web que ignoram totalmente o sistema operacional.

O segundo é que a análise está errada. Desenvolver software especificamente para Windows Vista só se justifica em caso de drivers ou plataforma controlada. Por exemplo, se você trabalha para um fabricante de hardware que desistiu de dar suporte ao Windows XP porque seus equipamentos não saem mais de fábrica com Windows XP.

Nem mesmo a interface importa mais: Windows Presentation Foundation garante ao desenvolvedor que a interface irá funcionar onde a .Net Framework estiver, não importando se é o Windows XP, Vista ou futuramente o Seven. Atualmente, até mesmo o Linux com Moonlight pode se beneficiar da tecnologia.

Como bem disse o Cardoso na nossa lista interna, é como dizer que há mais desenvolvedores criando software para Suse do que Fedora. Bobagem, pura bobagem. Desenvolvimento de software mudou, os paradigmas mudaram e uma pesquisa como essa apenas confunde e desinforma.

relacionados


Comentários