Meio Bit » Baú » Indústria » XGP: AMD/ATI com um ano de vantagem

XGP: AMD/ATI com um ano de vantagem

14/06/2008 às 21:13

De vez em quando, a AMD acerta na mosca. Parece que desta vez aconteceu de novo, com seu projeto "XGP" ( eXternal Graphics Platform).

Basicamente, a coisa é de uma simplicidade espartana: ligar uma placa de vídeo de última geração a um laptop. A primeira idéia é usar o conector ExpressCard, mas, infelizmente, os resultados não são muito empolgantes, já que a velocidade é limitada. Tecnicamente, a coisa é muito mais complexa.

Um padrão de cabeamento PCI Express já foi oficializado, mas a AMD saiu na frente com um projeto proprietário (o tal XGP), capaz de atingir a velocidade do barramento PCI Express 2.0 e protótipos já despontam por aí. Apesar de, particularmente, achar muito estranho ligar uma "caixa" ao notebook para jogar os últimos lançamentos (faz mais sentido ter um desktop ou mesmo um console, se levarmos em conta os custos), a indústria e a imprensa especializada estão em polvorosa, apostando que o mercado de edição de vídeo profissional abraçará a idéia com fervor.

Para melhorar, a AMD conseguiu um contrato de exclusividade por um ano com o fabricante do conector (Japan Aviation Electronics Industry). Nada mal ter uma dianteira dessas... tomara que saibam aproveitar.

O padrão prevê ainda alimentação e refrigeração completamente independentes das do laptop, "hot plug" (ou seja, o cabo pode ser desconectado com o laptop ligado), além de um "link" USB 2.0, possibilitando ligar ao gabinete externo periféricos como pendrives, teclados, mice etc...

A cereja do bolo é que há suporte à tecnologia "Cross Display", ou seja: será possível ter vídeo de alta qualidade, com 3D acelerado externamente, visualizado no próprio monitor do laptop.

O que à primeira vista pode parecer uma "gambiarra", é na verdade um projeto muito bem elaborado, com detalhes que parecem saídos dos produtos de Cupertino. A falta de um botão liga-desliga é uma delas. O padrão determina o estado da placa de vídeo externa automaticamente, desligando quando não há atividade ou o sistema entrou em hibernação.

Simples de implementar? Sim. É um detalhe? Sim. Mas mostra o esmero da equipe de engenharia e, como o Cardoso já mostrou, o diabo está mesmo nos detalhes.

As primeiras placas disponíveis são da série ATI Mobility Radeon 3800 e a Fujitsu (Fujitsu-Siemens) está pronta para vender o seu AMILO Graphics Booster.

Mais detalhes podem ser vistos no White Paper.

relacionados


Comentários