Meio Bit » Baú » Software » Os Vilões do Open Source vs pobres empresas indefesas. Ou não?

Os Vilões do Open Source vs pobres empresas indefesas. Ou não?

10/06/2008 às 12:00

O Slashdot está com uma matéria onde o presidente da N-Brain, John De Goes afirma:

O mercado de ferramentas morreu. O Open Source o matou.

Diz ele que não dá para competir com o modelo de preços E que os desenvolvedores se habituam às ferramentas, e muitos "preferem mudar de emprego a aprender um novo editor ou um novo IDE".

John, meu caro; se você tem um profissional de TI que se recusa a aprender algo novo, não espere ele se demitir. Demita-o.

Segundo, não adianta, Open Source não é a fonte de todos os males, só do Stallman. Dizer que sua empresa não consegue competir com alternativas Open Source é declarar incompetência. Ser Open Source não é garantia de qualidade, assim como ser proprietário também não é. O Firefox comendo 400MB de RAM somente com uma aba aberta que o diga.

Do outro lado, temos o Apache e o IIS disputando pra ver quem tem menos bugs, e a briga é feia.

Se preço fosse motivo para decisão de compra de software, 2008 seria o Ano do Linux, e não YEAR(NOW())+1.

A competição é feroz? Com certeza. O Eclipse é uma SENHORA IDE, e graças a ele temos o Visual Studio Express, igualmente gratuito. Significa que o Open Source é culpado? Sim, de oferecer produtos alternativos que, independente de preço, são tecnologicamente interessantes. Empresas não se preocupam em pagar por software, é algo natural. Elas irão usar PREÇO como fator de decisão em dois casos:

  1. O modelo de licenciamento é abusivo - caso da Oracle, que cobra por processador, agora por núcleo, e durante um tempo tentou cobrar por conexão ao banco, o que serviu para inviabilizar sua presença na Web.
  2. Quando seu produto é inferior ou igual à alternativa. Convenhamos, se tenho dois produtos, os dois me atendem, só lamento. Vou pro mais barato.

Ao tentar justificar uma situação técnica -seu produto não é bom- com uma explicação ideológica -open source malvado comeu meu mercado- o John De Goes está cometendo o mesmo erro dos freetards que acham que a Microsoft é um monstro que quer destruir o mundo e pagou para Homer atirar em um pinguim no filme dos Simpsons. Com a diferença que a maioria dos freetards vive de mesada, já o John vai falir.

E não será por culpa do Open Source.

relacionados


Comentários