Meio Bit » Arquivo » Indústria » NVIDIA versus AMD

NVIDIA versus AMD

16 anos atrás

Em uma excelente entrevista dada ao pessoal do Bit-tech, o cientista e Engenheiro-Chefe da NVIDIA, Dr. David Kirk, falou o que pensa sobre as
novas  tecnologias, como o Larrabee (Intel), a briga entre CPU vs. GPU dentre outros assuntos interessantes. Contudo, o que vem chamando a atenção da comunidade é o que o cientista prevê sobre o futuro da rival AMD/ATi.

Segundo Kirk, a número 2 dos processadores está ruindo devido ao fato de não ter construído nos últimos 2 anos, uma nova e competitiva
macro-arquitetura para os chips 3D.

O Engenheiro-Chefe disse ainda que a AMD/ATi tem 4 árduas tarefas a realizar, se realmente quiser sobreviver nesse duro mercado. O  problema, segundo ele, é que a companhia muito dificilmente terá condições financeiras para fazer sequer uma. Os quatro grandes projetos a serem seguidos são:

  • A construção de novas fábricas para competir com a Intel no segmento de processadores;
  • Desenhar uma nova arquitetura de CPUs;
  • Desenhar uma nova arquitetura de GPUs;
  • Colocar o projeto Fusion para funcionar o quanto antes.

“A AMD tem que colocar esses projetos para frente o mais rápido possível. Contudo, tais ações requerem muitos bilhões de dólares e a empresa vem perdendo cerca de meio bilhão a cada trimestre”, disse Kirk.

Assim, o cientista da NVIDIA prevê um futuro bastante difícil para a sua  rival. Segundo ainda Kirk, a AMD não precisa tirar “um coelho da  cartola”, mas sim vários, se quiser continuar atuando no mercado,  finalizou o Engenheiro-Chefe da gigante das GPUs.

Será que isso é realmente uma "Visão do Futuro" ou é apenas intriga da oposição ?

Clique aqui para ter acesso à entrevista na íntegra (em inglês).

relacionados


Comentários