Meio Bit » Arquivo » Miscelâneas » Open Office Versão 3.0: Agora em Versão Nativa no OS X com Filtros do Office 2007

Open Office Versão 3.0: Agora em Versão Nativa no OS X com Filtros do Office 2007

16 anos atrás

O OpenOffice está de roupa nova. Finalmente foi lançada a tão esperada versão beta 3.0. O download de 167 MB mostra que o OO vem com tudo.

Depois de instalar com a maior facilidade, testei a nova versão no Mac OS X. O programa está mais estável e abre sem problemas arquivos feitos no Microsoft Office 2007 (PC) e Office 2008 (Mac).

Como usuário de Mac, posso dizer que estou muito satisfeito com a nova versão, que é um programa Aqua. Pela primeira vez o Open Office roda de forma nativa no OS X, sem a necessidade de rodar o X11. Já existia uma boa alternativa, o NeoOffice, mas o cuidado de lançar uma versão nativa conta muitos pontos a favor da equipe do OpenOffice.

Eu tenho usado bastante o Google Docs como editor de texto, gosto muito da possibilidade de acessar meus arquivos de qualquer lugar, mas não tem nada como um bom programa desktop. Um programa online funciona muito bem enquanto você está conectado, e como este nem sempre é o caso, simplesmente não dá para substituir totalmente o Word por ele, além das inúmeras razões que o Cardoso disse muito bem neste post. Mas como o OO abre os arquivos do Office 2008 .docx, .xlsx, .pptx, para mim isto já viabiliza uma eventual troca, ainda mais com a já conhecida ferramenta para sincronização de com o Google Docs.

O novo Writer do Open Office agora tem a opção de mostrar várias páginas ao mesmo tempo, o que é muito útil para quem escreve muitas coisas simultaneamente. Ele também tem uma nova função de notas, que mostra as anotações colocadas ao lado do texto, o que é bem mais
produtivo do que os balões amarelos da versão 2.3. As notas podem ter cores diferentes e mostram a hora da edição do documento.

A área de gráficos também recebeu atenção especial, e agora você pode recortar imagens de forma mais intuitiva, como em outros programas desktop ao clicar nas bordas e cantos da imagem. Outra nova função do Open Office 3.0 é a colaboração em planilhas por múltiplos usuários no Calc. Assim uma equipe de trabalho pode colocar seus dados na planilha com alguns cliques, e o programa previne conflitos de edição. As planilhas agora também tem 1024 colunas por página, uma aumento significativo já que na versão 2.3 eram apenas 256.

Confira aqui uma lista de todas as novas funções do Open Office 3.0.

E o melhor do OpenOffice 3.0 é que ele continua sendo de graça. Faça o download da nova versão beta.

Leia também aqui no MB:
Mão na Massa com o novo OpenOffice.org Online
Acertando o Passo do OpenOffice e do Google Documents

Fonte: Read Write Web.

relacionados


Comentários