Meio Bit » Arquivo » Software » FISL 9.0

FISL 9.0

16 anos atrás

Hoje foi um dia conturbado! Eu realmente achei que teria um dia tranqüilo e iria aproveitar para colocar em dia um monte de coisas. Foi aí que a casa lotou de parentes!

Bem, eu não fui ao FISL, porém o usuário David Kwast foi e me mandou umas informações bem interessantes. Vamos ao momento “Mais Você” do Meio Bit, falar um pouco do que ele me contou sobre esses dois dias!

As palestras, treinamentos e encontros de comunidades são distribuídas em oito salas com nomes de pessoas notáveis na computação e software livre.

clip_image002

Além dessa sala, que dispensa comentários temos: Linus Torvards, Andrew Tanenbaum, Jon Maddog Hall, Guido Van Rossum, Marcelo Tosatti, Tim Berners Lee e Alan Turing.

Muitas empresas e organizações possuem espaços para exposição, entre elas estão: Google, Sun, Intel, Globo.com, Banco do Brasil, Cobra Tecnologia, Linux Magazine, Comitê Gestor de Internet.

Pessoalmente, fiquei muito curioso para ver o que realmente essas "super empresas do software livre" como a Globo.com ou UOL estariam mostrando no FISL... é sério, quando o Dennes comenta sobre as empresas que se aproveitam da imagem do SL para fazer marketing barato ele realmente está com a razão. Vejo o exemplo do Terra: quem olha assim imagina “Nossa, o Terra é uma grande empresa, pensa no futuro e investe no Software Livre.”

Agora olhem para essa imagem que aparece quando tentamos entrar na Terra TV:

clip_image004

É sério! Eu teria vergonha de aparecer no FISL!

Isso só serviu para eu ter trabalho para burlar o sistema de verificação para ver o conteúdo. Uma coisa é dizer que o Terra não suporta e apresentar um botão “continuar mesmo assim” como é feito na Globo.com ou em alguns outros sites, mas dizer “não funciona”? Até o faxineiro do FISL deve saber mais de Linux que o pessoal que fez esse verificador (que é inútil)!

Uma das coisas que mais me intrigou foi esse rapaz aqui:

clip_image006

Em um ambiente como o FISL, não duvido nada que o geeks que estavam por lá assim que chegaram em casa tentaram construir um desses! Eu juro que tentei fazer um desses uma vez, porém não tive tanto sucesso. O Marcellus com certeza tem um! Meu cachorro não me traz água, pelo menos não sem uréia.

 

Por falar em geeks:

clip_image008.

Em um evento cheio de homens e nenhum foi lá conversar com uma dessas moças. E pior, o David nem pediu para elas olharem para a câmera. Tem uma lá que parece modelo de joalheria estampando a orelha!

clip_image010

Novamente, computador primeiro, Red Bull depois, mulheres em terceiro não é? Tem só um lá no fundo da foto que aparentemente gosta da fruta!

É uma pena que não fui ao FISL, pelo visto lá não tem concorrência!

clip_image012

As palestras parecem ter sido de alto nível! A palestra de Qt, PyGame, PyQt estavam lotadas. Todas as de Python estão lotando, o que não é nada mal para uma linguagem não classificada como padrão de mercado.

Bem, por hoje é só! A cada ano que passa o FISL parece se tornar um evento ainda mais relevante e muitas organizações estão “entrando” nesse mundo, mesmo que com intenções questionáveis. Há alguns anos uma feira do tamanho do FISL sequer poderia ser pensada, afinal o dinheiro da mesada não dava para pagar um grande evento. E é muito gratificante para ver as grandes proporções que isso tomou!

As outras fotos do David vocês podem conferir nesse link. Tem muita foto bacana lá. E tem esse set de vídeos aqui também.

E se, assim como eu, não foi ao FISL e está interessado nas palestras, visite a TV FISL, com transmissão ao vivo das salas! (Realmente mesada não dá para isso).

 

Agradecimentos: David Kwast.

relacionados


Comentários