Meio Bit » Arquivo » Indústria » Blockbuster + Circuit City = hein ?

Blockbuster + Circuit City = hein ?

16 anos atrás

Saiu uma notícia hoje que a Blockbuster estaria interessada em comprar a rede de lojas de produtos eletrônicos Circuit City. Tal qual a oferta de compra que a Microsoft fez pela Yahoo, o pessoal da Circuit City não parece muito animado, mas como é uma empresa pública, uma compra hostil (por ações) é perfeitamente possível. Por este motivo, o CEO da Blockbuster publicou uma carta aberta ao CEO da Circuit City, explicando porque a aquisição faria sentido.

Ótimo. Então vejamos os fatos: a Blockbuster, pelo menos no mercado americano, enfrenta sérios problemas. Se a concorrência pesada do Netflix já não fosse pesada o suficiente, existe ainda uma outra pequena empresa da California que está alugando filmes online, bem como inúmeras outras menores tentando capitalizar na mesma moeda: filmes online. Os investidores concordam, basta ver o gráfico do valor das açoes da empresa, claramente indo na direção errada.


Vamos ver o outro lado: e a Circuit City ? A impressão do consumidor americano é que a loja é entulhada de produtos que pouca gente usa, com vendedores que não sabem o que estão vendendo, com um custo de operação altíssimo. Olhando novamente para o gráfico do valor das ações, as coisas não parecem bem.

Para mim, a possível sinergia entre as duas empresas é duvidosa. Ambas, para serem viáveis, precisariam de uma re-estruturação importante. Talvez seja tarde demais. Para ambas.

relacionados


Comentários