Meio Bit » Arquivo » Miscelâneas » Assistência Remota

Assistência Remota

16 anos atrás

Já é notório o fato  de que não usamos nem 10% dos recursos de aplicações como o MS Office, por exemplo. Mas isso não acontece necessariamente porque não precisamos das funcionalidades, mas também simplesmente porque muitos não sabem que determinadas funcionalidades estão lá.

O sistema operacional também passa por isso e a assistência remota é uma dessas funcionalidades. Com cada individuo ampliando cada vez mais sua vida digital em redes sociais, blogs e muitos recursos mais que fazem a vida digital do individuo ir além da vida natural, nada mais natural do que criar a versão digital do famoso "técnico do computadô", aquele que é chamado na hora dos problemas.

Isso não é realmente uma novidade, algo que tenha surgido agora, mas surgiu sim junto com o Windows XP. A idéia é permitir que a relação de assistência entre usuário e técnico possa ocorrer on-line, rapidamente, sem que nem um nem outro tenham que se preocupar com a instalação de softwares de gerenciamento adicionais, endereços IP, segurança da comunicação e todo o resto.

É bem simples : o usuário solicita ajuda, o que pode ser feito via messenger, e-mail ou identificando um usuário na rede interna de uma empresa. O técnico recebe o pedido e aceita ajudar ou não. O usuário precisa então confirmar tanto o compartilhamento de tela com o técnico como, posteriormente, o controle da máquina para o técnico. Imaginem a simplicidade : Simplesmente localizar uma pessoa no messenger, que pode estar em qualquer lugar do mundo, pedir ajuda e essa pessoa ajudar, controlando sua máquina.

Não, não imaginem. É melhor ver mesmo. Vejam o vídeo abaixo e comprovem

Veja aqui o vídeo de Assistência Remota

Ok, muito simples. Mas vocês desejam realmente conhecer os detalhes de comunicação e segurança, não é ? Pois vamos lá.

Apesar de usar o mesmo protocolo do Remote Desktop - RDP - a assistência remota não é o remote desktop. A assistência remota permite até mesmo o controle conjunto da máquina entre o usuário e o técnico. Utiliza um protocolo de criptografia RC4 com chave de 128 bits para garantir a segurança de toda a troca de dados.

O RDP utiliza a porta de comunicação 3389 que pode ser controlada de forma simples tanto pelo microsoft firewall a partir do xp sp 2 como por firewalls de acesso a internet.

Dentro de uma empresa pode-se também utilizar GPOs para determinar o comportamento da assistência remota. Utilizando GPOs, objetos criados no Active Directory do Windows Server, um administrador de rede pode determinar quem pode pedir assistência, para quem pode pedir e quem pode oferecer assistência, tendo um bom controle sobre todo o processo. (mais sobre GPO's no evento HCL que ocorrerá na Assespro, Rio de Janeiro, dia 24/04 )

Detalhe : O vídeo foi publicado utilizando um player de Silverlight em um repositório público da MS que começa a ficar semelhante ao YouTube. Veja mais detalhes sobre vídeos com Silverlight

Alguns links :

http://technet.microsoft.com/en-us/library/bb457177.aspx

relacionados


Comentários