Meio Bit » Arquivo » Mobile » WiMAX: será que decola ?

WiMAX: será que decola ?

16 anos atrás

Na CTIA deste ano, um dos focos foi WiMAX, que bate de frente com 3G. Para o consumidor final, usando a rede, a diferença não sera notável, mas obviamente a tecnologia por trás é bastante diferente.

Vi vários dispositivos móveis com WiMAX: UMPC, o tal OQO, os chipsets da GTC com Wi-fi e WiMAX em um mesmo chip. Houve algumas demonstrações de vídeo/voz em tempo real sobre WiMAX, que mostraram que o sistema bem afinado não apresenta latência exagerada. Mas talvez uma das grandes vantagens é que o consumidor poderá ter um roteador WiMAX em casa, funcionando como se fosse um roteador Wi-Fi tradicional. E além disto, haverá uma rede de operadoras, nos mesmos moldes de um serviço de celular.

Conversei com o Victor Brilon, Gerente de Produtos de Convergencia da Nokia. O que saiu da conversa é que o WiMAX fará mais sentido para a operadora que está saindo do CDMA, já que o upgrade (da operadora) de GSM para 3G (e portanto praticamente a mesma funcionalidade) é menos penoso.

Pelo menos para mim ainda não ficou claro se a tecnologia realmente desencanta. Apesar de tecnicamente viável, na realidade o mercado vai ditar se o WiMAX sobreviverá.

Abaixo, uma foto do monitor do dispositivo WiMAX rodando em um notebook.

relacionados


Comentários