Meio Bit » Arquivo » Internet » Acessos Web - Firefox 19 vezes mais relevante que o Linux?

Acessos Web - Firefox 19 vezes mais relevante que o Linux?

16 anos atrás

Como estou no meio de uma migração resolvi dar uma olhada nos números de acesso de meu site não-muito-sério, carloscardoso.com (sem link pra não exagerar no jabá). É um site popular (não no sentido de visitação, mas no de conteúdo) e muito frequentado por salsinhas. Em absoluto é um site técnico como o MeioBit. Acho que reflete muito mais a "realidade" da web, fugindo do mundo geek.

Os números foram interessantes o bastante para valer um artigo, então vejamos:

Em sistemas operacionais Tio Bill ainda pode dormir tranquilo. 96,1% dos acessos são via Windows. Curioso os 1,6% de acessos "desconhecidos", que mesmo assim superam os 1,3% do Linux. Curioso como 878 acessos vieram de um PSP, e 84 de máquinas rodando Solaris. A Sun realmente está longe de ser... qualquer coisa. Os 36 acessos via Dreamcast? Foram o Leonan.

As Criaturas Iluminadas, claro, estão em minoria. Somente 0,8% acessam via OSX, mas somos nós que dirigimos o mundo 😉

Os números mostram o quanto o Linux ainda está longe do consumidor final. No MeioBit, não lembro dos dados mas acho que o acesso via Linux chega na casa dos 20%.

Para a alegria do Pessoal do Open Source, vamos aos números de WebBrowsers:

Aqui o Firefox faz muito bonito. 24,2% em um site popular? Palmas pra raposa! Firefox nunca fez tão bonito desde quando foi pilotado por Clint Eastwood.

A conclusão que chego é que o consumidor normal adere a um software quando este atende suas necessidades, ponto. E pelo visto o Linux ainda não está atendendo. Do contrário, como explicar essa disparidade com o Firefox aparecendo com valores significativos e o Linux ainda na obscuridade?

De resto, o Opera continua sendo o excelente browser que ninguém usa, com 0,9%, e alguém poderia me dizer que diabos é Gnome Filesystem Abstraction Library e o que ele está fazendo acessando meu site?

relacionados


Comentários