Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » Isso sim é um OLPC de verdade

Isso sim é um OLPC de verdade

16 anos atrás

Nicholas Negroponte, se morto fosse, estaria se revirando no túmulo. Central City (em Iowa, não a cidade do Flash) iniciou um projeto onde 380 laptops serão distribuídos a estudantes. Mas não laptops comuns, nem aquele MiniGame verde-raios-gama do XO, são MacBooks.

A iniciativa tem apoio da Apple, mas não é doação, e sim uma venda com desconto. Há apólices de seguro cobrindo roubo ou danos aos computadores, e a garotada vai ficar bem feliz, vide a expressão compenetrada da jailbait da foto.

A parte divertida é que os tolinhos responsáveis pelo projeto afirmam que os laptops serão para uso exclusivo de assuntos escolares, virão equipados com filtros e bloqueios.

Superintendente John Dotson

"Será muito difícil para os estudantes acessarem sites que não queremos que acessem", disse John Dotson, o superintendente do distrito escolar e obviamente auto-iludido desconhecedor das verdades mais fundamentais da Internet.

O projeto de Iowa não é pioneiro, o Estado do Maine mantém uma iniciativa bem-sucedida onde já distribuiram mais de 40.000 laptops Apple.

O interessante é que o programa Apple Learning Interchange não se preocupa em apenas vender computadores, é uma verdadeira rede social de educadores, com troca de experiências, estudos de casos e avaliações detalhadas do impacto da informatização no aprendizado, em todos os níveis.

Talvez o pessoal do OLPC devesse se preocupar menos em gerenciar como a Microsoft, e mais em integrar-se como a Apple, já que a postura arrogante de "vamos salvar o mundo das cáries" do Negroponte não conseguiu angariar muita simpatia fora dos meios acadêmicos mais xiitas.

OK, pensando bem a Microsoft também dá muito mais em termos de recursos para educadores do que as promessas Campo dos Sonhos do OLPC.

Fonte: Valleymag

relacionados


Comentários