Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Microsoft HD Photo será o novo JPEG

Microsoft HD Photo será o novo JPEG

16 anos atrás

A notícia é do mês passado, mas estava esperando para ver se a coisa iria se estabilizar. Assim como existiram consórcios para fundarem o padrão de produção do Blu Ray e do HD DVD, o padrão para desenhar a funcionalidade das imagens também é decidido por um grupo. O JPEG (Joint Photographic Experts Group) é que decide os parâmetros do formato de arquivo que leva o mesmo nome. Isso acontece para que todos os fabricantes de câmeras digitais e de softwares de edição de imagem trabalhem com o mesmo tipo de arquivo. Isso não acontece, por exemplo, com o formato RAW onde cada empresa tem um tipo específico de arquivo, o que leva o usuário a atualizar o seu Photoshop cada vez que uma nova câmera chega ao mercado.

Em meados de fevereiro, o JPEG decidiu que o novo formato de arquivo que será adotado na nova geração de câmeras digitais será baseado quase que inteiramente no Microsoft HD Photo, que agora vai se chamar JPEG XR (eXtended Range). O novo formato, que já é nativo no Windows Vista, vem com a promessa de resolver um antigo problema. Quando fazemos uma foto com nossa câmera digital, a imagem é capturada, passa por um pós-processamento interno (onde são aplicados contraste, balanço de branco, saturação e ajuste de níveis), é transformada em JPEG e finalmente vai para o cartão de memória. Só que a compressão do arquivo para a gravação final leva a uma perda absurda de qualidade da cor. Quase 40% da informação da imagem se perde nesse processo. O novo formato promete minimizar essa perda gerando uma maior gama tonal e uma compressão que será o dobro da do formato atual. Ou seja, mais qualidade e arquivos com a metade do tamanho.

Após essa divulgação a Microsoft anunciou que vai ajudar os fabricantes de equipamentos e softwares a implementar o novo formato sem a cobrança de royalties e já disponibilizou em seu site plug-ins para o Photoshop, tanto da versão Windows quanto Mac, para suporte ao Microsoft HD Photo. Depois de instalada a atualização, a opção vai surgir na guia Save as. Para quem quiser trabalhar com o novo formato no Windows XP é necessário baixar um patch no site da Microsoft.

Download do plug-in para Windows

Download do plug-in para Mac

relacionados


Comentários