Meio Bit » Arquivo » Hardware » Fabricantes, quero meu notebook sem bloatware

Fabricantes, quero meu notebook sem bloatware

16 anos atrás

Recentemente, ajudei uma pessoa da família a comprar um notebook. Foram algumas semanas de pesquisa levando em consideração perfil de uso, dimensões, peso, tempo de duração da bateria, suporte, etc.

Efetuada a compra, antes mesmo de atualizar o sistema com os drivers mais recentes do fabricante, comecei o trabalho de limpeza do Windows Vista Home Premium. Sem brincadeira, a tarefa é praticamente impossível de se fazer em apenas 1 dia. São milhares de chaves de registro deixadas, pastas com conteúdo, uma lambança sem tamanho.

É muito fácil instalar software no Windows, mas removê-lo TOTALMENTE ainda exige ou softwares auxiliares ou remoção manual. Exigem paciência, pesquisa e algum conhecimento técnico.

Depois de várias horas, desisti. E aí veio a segunda decepção, que parece ser generalizada.

Os notebooks não possuem mais o DVD de reinstalação do sistema operacional apenas. Nem mídias de recuperação. Poxa vida, um DVD custa menos de 1 real. Uma máquina que custa entre 3 e 4 mil reais, será que não se pode pelo menos fornecer a mídia?

Nesse caso, a HP como todas as outras marcas optaram pela mesma saída: criar uma partição com uma imagem de recuperação recheada com bloatware, sem opção de uma instalação limpa. Ou seja, o Windows Vista Home Premium OEM é na verdade Windows Vista Home Premium OEM Bloatware with Crapware Tools That You Cannot Remove Edition.

A sorte é que eu tinha uma licença sobrando do Vista Business. Depois de uma reformatação e 30 minutos de instalação, a recompensa: Ao invés de consumir quase 2 minutos de boot e 1 GB de RAM, o notebook passou para menos de 1 minuto e 450 MB de RAM. Com a atualização de drivers e instalação manual apenas do necessário, a performance gráfica saiu de 2,4 para 3,0. Nada mal.

Fiquei curioso para saber 3 coisas:
1. Notebooks com distros Linux estão vindo otimizados de alguma forma ou instalados para ver a tela e o teclado funcionando para serem reformatados?
2. Você pagaria um pouco mais por um notebook para ele vir limpo, sem bloatware?
3. MacBooks são os únicos do mercado que possuem a quantidade certa de software e já estão otimizados de fábrica?

Fonte: Bicalho´s Notebook Research and Consulting

relacionados


Comentários