Meio Bit » Baú » Software » Phalanger: Silverlight e PHP.Net

Phalanger: Silverlight e PHP.Net

05/03/2008 às 22:44

Para quem ainda não sabe, o Phalanger é o projeto semelhante ao IronPython e IronRuby: compilar o código escrito em PHP para o .Net Framework. Com isso é possível escrever código em PHP capaz de criar Silverlight, inclusive para o Mono, acessar a vasta biblioteca de classes do .Net e de quebra obter todas as vantagens do compilador JIT.

Pode-se misturar o dinamismo de páginas de PHP, na camada de apresentação e o C# na camada de negócios, onde código mais robusto, no sentido de orientação a objetos restritiva, bibliotecas de validação de classes, logging, tracing, debugging, diagnóstico de performance, tratamento de exceções, segurança e parametrização de dados e várias outras bibliotecas da Enterprise Library estão disponíveis.

E o mais interessante disso é que o PHP pode ser usado para criar aplicativos ricos em Silverlight, assim como qualquer outra linguagem disponível para .Net. Isso livra as aplicações ricas e vídeo de alta resolução das amarras de se escrever código usando Flash/Flex totalmente baseado em ActionScript, uma versão modificada do ECMAScript.

Achei alguns tutoriais interessantes na web e gostaria de saber se algum especialista em PHP já tentou instalar/usar o Phalanger. Alguma dificuldade ou observação que possa ser compartilhada?

Recomendo esse excelente artigo/tutorial Writing Silverlight applications in PHP. Há também um vídeo-tutorial, com código-fonte disponível no Channel9: Delivering Parameterized Silverlight Content with PHP. Veja um exemplo de código do Phalanger:

// Called when user clicks on the car
function OnClick() {
global $cv;
// Start the animation declared in XAML
$cv->moveCar->Begin();
}

O outro projeto no mesmo link é um jogo simples, o da foto abaixo. Para vê-lo, basta clicar na imagem. Download do código.

Ou seja, não pense que o PHP será substituído tão cedo pelo Ruby On Rails. Já existem vagas no mercado para quem trabalha com PHP e .Net, algo inimaginável há alguns anos.

relacionados


Comentários