Meio Bit » Arquivo » Internet » Mozilla Messaging vem aí, e ignorando a Web 2.0!

Mozilla Messaging vem aí, e ignorando a Web 2.0!

16 anos atrás

Contrariando toda a tendência atual de Web Apps, a Fundação Mozilla lançou sua nova subsidiária, a Mozilla Messaging, focada em comunicação via internet e emails. A intenção é aproveitar a grande base do Mozilla Thunderbird 2 e lançar um "novo software", chamado Mozilla Thunderbird 3, adicionando recursos como calendário integrado (feito pela equipe do Mozilla Calendar), maiores facilidades de pesquisa, fácil configuração e vários incrementos na interface visual. E o principal: Esse software roda local, na máquina do usuário. Não parece muita coisa diante do anúncio, nem alguma mudança de paradigma que force a Mozilla à criar a Mozilla Messaging. 

Mozilla

Ignorando a tendência WEB 2.0, David Ascher, CEO da Mozilla Messaging, pode estar perdendo a chance de criar uma aplicação WEB competitiva, e o risco de dar errado é muito grande. O dinheiro desperdiçado nisso, numa eventual falha, também deveria ser levado em consideração. Porém, o Thunderbird 3 pode ser o início de uma nova linhagem de software produzido pela Mozilla, e (num futuro próximo?) poderia fazer frente à alguns nomes já consagrados, como o Microsoft Outlook (não o Express) e o próprio Lotus Notes. E de graça, sem custo adicional! Como ele mesmo disse (tradução livre), "Ainda há muitas possibilidades interessantes para considerar que as tecnologias para aplicações web ficaram mais rápidas, ricas e melhor-integradas com o desktop, e isso irá informar nosso planejamento a longo prazo", desdenha.

A criação de um "Mozilla Out-Lotus" seria interessante para várias pessoas, eu mesmo iria baixar, pois odeio WEB 2.0 e uso cliente de email (Evolution) até hoje. E, contando a imensa base de Firefoxes e Thunderbirdies instalados ao redor do mundo, é mais fácil para a Mozilla lançar um software desktop do que dar a cara a tapa e concorrer com Google, Yahoo e Microsoft no seguimento onde eles já estão altamente consolidados.

Agora é esperar pra ver. Devido a várias dificuldades de acesso que ocorrem nas terras tupiniquins, como companhias sem disponibilidade de banda larga em locais afastados, ou saturadas em localidades próximas ao centro, custo elevado de serviços de telecomunicação e qualidade questionável dos mesmos, acredito que a Mozilla Messaging pode aproveitar muito bem circunstâncias como essas, dependendo é claro do que ela for lançar. Tomara que dê certo, e vida longa ao POP3.

relacionados


Comentários