Meio Bit » Arquivo » Indústria » MPT ajuíza ação de 250 milhões contra Samsung por péssimas condições de trabalho na Zona Franca de Manaus

MPT ajuíza ação de 250 milhões contra Samsung por péssimas condições de trabalho na Zona Franca de Manaus

A Procuradoria Regional do Trabalho da 11ª Região do Ministério Público do Trabalho ajuizou uma Ação Civil Pública (ACP) contra a Samsung na última sexta-feira, cobrando uma indenização de no mínimo 250 milhões de reais por danos morais coletivos.

10 anos e meio atrás

Samsung

A Procuradoria Regional do Trabalho da 11ª Região do Ministério Público do Trabalho ajuizou uma Ação Civil Pública (ACP) contra a Samsung na última sexta-feira, cobrando uma indenização de no mínimo 250 milhões de reais por danos morais coletivos.

Empregados trabalham por até 10 horas em pé, a jornada de trabalho chega a 15 horas por dia e um empregado chegou a trabalhar 27 dias direto sem folga. O ritmo de trabalho é intenso, do verbo WTF?: uma televisão é encaixotada a cada 4,8 segundos; um smartphone sai da linha de montagem a cada 85 segundos, e um ar-condicionado split em menos de 2 minutos.

Segundo Ilan Fonseca, procurador do MPT, a empresa foi notificada a apresentar a documentação referente à jornada de trabalho, mas se recusou.

Segundo Luiz Antônio Camargo de Melo, Procurador Geral do Trabalho:

Essa Ação Civil Pública é importante porque o valor postulado possui um efeito pedagógico. A sujeição de trabalhadores a jornadas de 15 horas é algo inadmissível, especialmente em uma empresa do porte da Samsung.

O índice de trabalhadores com problemas de saúde é muito elevado na Samsung em Manaus, acima da média de outras empresas. Em 2012, problemas de coluna, tendinite e bursite geraram 2018 pedidos de afastamento. A empresa emprega em torno de 5600 pessoas, abastecendo toda a América Latina. A Samsung recebe diversos incentivos fiscais, como isenção de IPI e abatimento de até 75 % do imposto de renda. Por isso o Ministério do Trabalho quer que a Samsung passe a arcar com despesas médicas, já que hoje o custo recai sobre o INSS.

As irregularidades foram encontradas em duas fiscalizações feitas na fábrica de Manaus, uma em maio de 2011 e outra em maio desse ano. O ritmo alucinado de trabalho é agravado pela falta de cadeiras para descanso e altura inapropriada das mesas. Segundo Rômulo Lins, auditor fiscal do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), "a empresa não tem um gerenciamento adequado da parte de saúde ocupacional. Ela não está preocupada de fato em resolver o problema".

O número de trabalhadores temporário também é absurdo. Dessa forma quando alguém reclama é demitido e segue o baile.

Resta saber se a Samsung terá a mesma simpatia que tem a Apple por parte de seus usuários, que absolveriam Hitler se ele fabricasse o iPhone, a julgar por esses comentários.

Fonte: Repórter Brasil

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários