Meio Bit » Baú » Mobile » Celular com Blu-Ray: Uma nova mídia óptica para dispositivos móveis

Celular com Blu-Ray: Uma nova mídia óptica para dispositivos móveis

14/02/2008 às 21:01

Os celulares de hoje tem muitas funcionalidades, são quase um computador pessoal em um pequeno e único aparelho. A não ser por não ter um leitor de disco óptico.


A fabricante Spice Mobile introduziu um telefone com um built-in um player de disco óptico. O Spice vai ser o primeiro celular com leitor de discos ópticos com uma tela 2,8 polegadas e um UMD PSP com porta de inserção dos discos que suporta um mini disco óptico, que é produzido por uma outra companhia, a Vmedia. O disco removível é uma nova mídia óptica para dispositivos móveis com drives desenvolvidos e fabricados pela Panasonic Comunicações do Japão ,que coloca disponível os últimos filmes e séries televisivas . O disco tem um diâmetro de apenas 32mm (menor que o disco mini da Sony), e nele cabe um filme completo na definição 576p, dentro de um cartucho pequeno, usando a tecnologia Blu-Ray. A primeira versão do mini disco óptico tem 1GB da capacidade. A segunda versão terá o dobro e estará disponível somente em 2009. Pelo andar da tecnologia em breve estamos baixando filmes no celular em lojas on-line ao preço de $5.
Está certo que se pode colocar um filme num cartão SD. No entanto, os pequenos discos ópticos podem, afinal, ser fabricados em grandes quantidades e isto poderia sair bem mais em conta. Fica aqui uma pergunta, o Vmedia competirá com os cartões microSD?

[via]

relacionados


Comentários