Meio Bit » Arquivo » Internet » Google dá adeus à janela antiga de composição de mensagens do Gmail

Google dá adeus à janela antiga de composição de mensagens do Gmail

O novo modelo de janela, que começou a ser disponibilizado no final de 2012, passará a ser o padrão para todos os usuários.

10 anos e meio atrás

Janela antiga de composição do Gmail será aposentada pelo Google

Janela antiga de composição do Gmail será aposentada pelo Google

Acho natural que, para a evolução de um produto ou serviço, algumas funcionalidades antigas deixem de funcionar. Afinal, se está havendo uma melhora (mesmo que na visão da empresa) em um determinado serviço, manter duas versões de uma mesma funcionalidade se torna confuso para o usuário e oneroso para a empresa, uma vez que terá que dar manutenção em ambos os lugares. Quando se trata de um serviço como o Gmail e o Google+, toda e qualquer mudança, por menor que seja, implica na vida de centenas de milhões de usuários que, como é natural da “pessoa humana” (não sei onde ouvi isso, mas odiei), fica de mimimi até dizer chega, além do famoso “vou cancelar a minha conta e migrar para o serviço Y”. Paciência.

A bola (ou serviço) da vez é o Gmail e a sua janela de composição de mensagens. Disponível no serviço de e-mail do Google desde novembro de 2011, ela sairá de campo para dar lugar à nova janela de composição, que começou a ser implementada pela empresa no final de outubro do ano passado. Desde o início da implementação da novidade (e, consequentemente, do mimimi), o Google fez várias mudanças na nova janela, algumas pequenas e invisíveis à maioria dos usuários, outras grandes que geraram um impacto muito positivo entre as pessoas que utilizam o serviço diariamente por horas. Ao longo destes oito meses, acompanhei de perto a evolução da janelinha e posso garantir que, de fato, ela mudou muito. A última mudança foi anunciada pelo Google em meados de julho, que foi a disponibilização da opção de tela cheia.

De acordo com uma postagem feita pelo Google no Google+, a antiga janela de composição será desativada da conta dos usuários ao longo dos próximos dias. Aos usuários que não cancelarem as suas contas e migrarem para outros serviços, restará, basicamente, quatro opções de tamanho para a janela:

  • miudinha no canto inferior direito da janela;
  • em tela cheia (que não é bem tela cheia), através das duas setinhas localizadas no canto superior direito da janela;
  • no bom e velho antigo estilo pop-up, apertando o Shift antes de clicar em Escrever;
  • em uma nova guia (ou aba, chame como quiser) no navegador, bastando pressionar o Ctrl antes de clicar em Escrever.

Apesar de todas as brincadeiras no texto, sei que, infelizmente, a nova janela não agradará a todos, o que é realmente normal e esperado. A dica que deixo, como velho usuário do Gmail que sou, é que as pessoas testem o tal modo “tela cheia”, uma vez que a edição das mensagens fica muito mais agradável nele. Caso alguém tenha alguma dúvida sobre as mudanças, me coloco à disposição para respondê-la nos comentários deste post.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários