Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Governo norueguês proíbe Apple de fazer imagens aéreas de Oslo

Governo norueguês proíbe Apple de fazer imagens aéreas de Oslo

A Apple foi impedida de capturar imagens aéreas em 3D da capital da Noruega, Oslo, para seus aplicativos de mapas para iOS e Mac. As imagens seriam utilizadas na função "Flyover", novidade no aplicativo que substituiu o Google Maps no iOS ano passado.

11 anos atrás

Oslo

A Apple foi impedida de capturar imagens aéreas em 3D da capital da Noruega, Oslo, para seus aplicativos de mapas para iOS e Mac. As imagens seriam utilizadas na função "Flyover", novidade no aplicativo que substituiu o Google Maps no iOS ano passado. O Flyover permite que o usuário tenha uma visão aérea 3D de várias cidades mundo afora.

Pois a Agência de Segurança Nacional da Noruega não está permitindo que a Apple capture essas imagens. A empresa usa pequenas aeronaves com sistemas de câmeras avançados que voam sobre os prédios. Os dados são então processados e formatados para o aplicativo de mapas.

Um representante do governo norueguês confirmou a proibição, por que não querem que a Apple mapeie prédios confidenciais e medidas de segurança usadas na cidade. Um exemplo são os quartéis generais das equipes de inteligência de Oslo, que já não permite fotografias de qualquer tipo.

A Apple pediu o auxílio da embaixada dos Estados Unidos na Noruega pra resolver a questão. A mesma está em contato com o prefeito de Oslo, Fabian Stang, que pediu ao Ministro da Defesa que reconsidere a decisão:

Eu acredito que o novo aplicativo é interessante e também relevante para turistas, tanto os que estão aqui quanto os que pensam em vir. Eu pedi ao ministro que veja a possibilidade de permitir as filmagens, mas mantendo as medidas de segurança.

Curiosamente, a Noruega permitiu antes que a C3 Technologies, adquirida pela Apple em 2011, fizesse imagens. Provavelmente algo mudou na lei desde então.

Fonte: 9 to 5 Mac

Leia mais sobre: .

relacionados


Comentários