Meio Bit » Baú » Mobile » Dá pra tirar o crapware dos notebooks?

Dá pra tirar o crapware dos notebooks?

10/02/2008 às 1:11

Notebook novo em folha, com Windows Vista original, 2GB de RAM,
processador com dois núcleos, placa de vídeo dedicada e... chafurdando
em crapware. Primeiro boot e o consumo de memória está em 864MB e a máquina não está nem conectada na internet ainda.

Crapware (definição livre): software porcaria, lixo, de baixa qualidade.

Em teoria, um notebook deveria ser o princípio do ligar e usar, mas não sei porque raios os fabricantes de PCs simplesmente entopem o sistema operacional com uma enorme quantidade de software inútil.

Eu ainda não sei quanto o Vista é culpado, mas deve ter lá sua parcela. Só navegar rapidamente nos fórums da HP e o tópico mais comum é "downgrade to XP help". Ao invés de funcionar com o mínimo de intromissão na vida do usuário, a atitude dos fabricantes de PC é completamente ao contrário. Meu antigo Toshiba veio com mais de 15 programas pré-instalados dos quais eu precisei de 1, apenas. E fora as dezenas de questionários perguntando se pode isso ou aquilo, se quer ativar A, B ou C. Se quer cadastrar agora no serviço XPTO... credo.

A diferença entre a experiência de um PC-Windows novo e um PC-Mac novo não poderia ser mais diferente. A Apple cobra mais pelo mesmo hardware para economizar ao comprador uns 2 dias de manutenção. Você liga, ele detecta a rede wireless e em 2 minutos estava tudo resolvido.

Resolvi simplesmente reformatar o novo notebook, baixar os drivers um a um e reinstalar só o necessário. A primeira coisa que vou me livrar é do Norton.

relacionados


Comentários